Bisnetos do Comendador Antonio Alves visitam casarão da fábrica

Bisnetos do Comendador Antonio Alves visitam casarão da fábrica

Carlito, João, Lúcio e Marcelo na escada de acesso ao casarão

Pode-se dizer que ela é a primeira casa de Pedro Leopoldo. Afinal, foi construída junto às instalações da fábrica de tecidos, para abrigar, em 1895, os diretores e suas famílias. Ou seja, ela está completando 130 anos em 2025. E foi para conhecê-la que vieram a Pedro Leopoldo nesta quarta, 12/2, João Paulo Sarmento e Lúcio Camargos Barbosa Melo, bisnetos de Antonio Alves Ferreira da Silva Melo, o Comendador Antonio Alves, que era sobrinho do fundador da fábrica, Antônio Alves Ferreira da Silva. Conheça mais sobre o comendador nesta matéria do site AQUI. E sobre o fundador da fábrica, nesta aqui.

Eles vieram com Marcelo Bastos, que trabalha junto ao gestor ambiental João Sarmento e fez o contato com a prefeitura e os atuais proprietários da fábrica, a família Lessa, para serem autorizados a visitar o local. O secretário de planejamento urbano Carlito Carvalho fez as “honras da casa”. Aliás, do casarão, que está em péssimo estado, sujo, abandonado e não pode ser visitado livremente pela população. Marco das origens de Pedro Leopoldo, ele é, infelizmente, inacessível a seu próprio povo.

(fotos Marcelo Bastos)

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Dr. Lund faz bela festa para comemorar seus 130 anos

Dr. Lund faz bela festa para comemorar seus 130 anos

A história da localidade é contada a partir da inauguração da Estação de Ferro Central do Brasil, instalada em 1895

LEIA MAIS
Festival de Verão pode voltar em 2025 homenageando Raul Seixas

Festival de Verão pode voltar em 2025 homenageando Raul Seixas

Lindomar Gomes já está fazendo os contatos para o evento, a ser realizado junto ao Festival Internacional de Corais, que este ano homenageará os 80 anos do pai do rock no Brasil,  Raul Seixas. 

LEIA MAIS