Prefeitura prorroga prazo para seleção de diretores de escolas

Prefeitura prorroga prazo para seleção de diretores de escolas

O edital foi apresentado na sexta. 15/01, pelo prefeito Emiliano Braga e o secretário Rafael Vitoi

As avaliações de escolas no país, a exemplo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) sinalizam a relação direta entre qualidade do ensino com a eficiência, autonomia e criatividade dos gestores escolares, entre outros fatores. Daí a importância do processo seletivo de diretores e diretoras das escolas municipais, lançado pela prefeitura na última sexta-feira, dia 10/01. Inicialmente, o prazo para a inscrição se encerraria nesta segunda, 13/01, reservando apenas o fim de semana para os candidatos atenderem aos critérios exigidos pela seleção.

Este prazo foi prorrogado até quarta-feira, 15/01. O vereador Gael Silveira(PT) pediu, em ofício, que este prazo se estendesse até o dia 23, mas o Secretário de Educação, Rafael Vitoi, respondeu que tal ampliação acarretaria a impossibilidade de contratação e formação de novos gestores antes do início do ano letivo.

O edital, regulamentado pela Lei Municipal nº 3.747/2023 e pelo Decreto nº 2.251/2023, tem como objetivo preencher 16 vagas de Diretor(a) de unidade escolar, 14 para Vice-Diretor(a) e 12 para Diretor(a) de CEMAl. “Essa medida reforça nosso compromisso com uma gestão escolar democrática, focada na qualidade da educação e no desenvolvimento das nossas crianças e jovens”, disse o prefeito Emiliano Braga, no lançamento do edital.

Na primeira etapa, ele pede toda a documentação e requisitos usualmente exigidos neste tipo de seleção como escolaridade, qualificação, experiência, etc. Na segunda, o edital traz uma novidade promissora: como requisito classificatório, o candidato(a) deverá apresentar um plano de ação na unidade escolar e fazer uma entrevista presencial individual. O processo será avaliado por uma banca examinadora, composta pelos seguintes membros da Secretaria Municipal de Educação de Pedro Leopoldo e convidados: Debora Cristina Perdigão, Denise Aparecida Costa Gonçalves, Juliana Storino Pereira, Marly Corrêa Filha, Renata Barbosa de Magalhães e Viviane Pedroso Domingues Cardoso.

O Secretário Rafael Vitói esclareceu ao portal AQUI PL que a SME está avaliando a melhor maneira de divulgar os planos apresentados pelos candidatos. “A apresentação dos planos de ação não é aberta, contudo ela será gravada e publicizada posteriormente”, garantiu. Quanto a uma possível eleição direta para os gestores municipais, Vitoi respondeu que ela não é uma alternativa viável nesse período de férias escolares e proximidade do início do ano letivo. “A nomeação precisa acontecer antes do início do ano letivo, para que a SME forme e oriente os gestores aprovados na construção do planejamento escolar”, afirmou o secretário, através da assessoria de comunicação da prefeitura.

Questionamento
A professora da rede estadual da educação e suplente como vereadora pelo PT, Camila Rajão, questionou o processo seletivo, segundo ela pouco democrático. “Um importante questionamento que fica desse anúncio, além do pouco prazo para a inscrição dos interessados, é a não participação da comunidade escolar no processo”, disse Camila.

“A escola pública brasileira, além de ser uma instituição voltada para os processos de ensino e aprendizagem de seus estudantes, é um importante instrumento de transformação social. As escolas são referência em suas comunidades e regiões, oferecendo serviços públicos que vão muito além da educação. As escolas são importantes na garantia da proteção dos direitos e da integridade das crianças brasileiras, são locais que fazem parte das políticas de segurança alimentar de determinadas comunidades e, muitas vezes, são os únicos locais seguros que disponibilizam atividades culturais, esportivas e de lazer de determinados bairros”, acrescentou a professora.

CRONOGRAMA

Maiores informações no site da prefeitura:

https://pedroleopoldo.mg.gov.br/

 

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS
Nikolas Ferreira em PL mobiliza admiradores, políticos e moradores de rua

Nikolas Ferreira em PL mobiliza admiradores, políticos e moradores de rua

Entre exclamações de “Viva o Brasil” e “Como ele é bonitinho!”, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), campeão de votos e estrela das redes sociais, foi ovacionado por um entusiasmado

LEIA MAIS