O setor de Meio Ambiente do DVG Grupo finalizou o cronograma de atividades de 2024 do Programa de Educação Ambiental (PEA) com a comunidade de Dr. Lund, em Pedro Leopoldo, onde está localizada a sede da empresa. O PEA é formado por um conjunto de projetos que têm como princípio ensinar, de forma constante, como preservar o meio ambiente e o local onde as pessoas vivem. As ações devem proporcionar a compreensão das pessoas sobre como evitar ou reduzir os impactos ambientais, conhecer as medidas de proteção que o DVG Grupo adota e fortalecer os pontos positivos da região, valorizando o patrimônio ambiental.
As ações do programa foram precedidas por um Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSP), feito junto aos moradores do distrito de Dr.Lund, professores da escola local e colaboradores da DVG, com o objetivo de entender melhor as necessidades e oportunidades da região. A proposta é envolver a comunidade de maneira ativa na promoção de melhorias socioambientais a partir de dois públicos-alvo: alunos da Escola Estadual Dr. Roberto Belisário e a comunidade em geral.
“Os projetos educativos desenvolvidos dentro de um PEA são importantes para fortalecer os laços entre a empresa, seus colaboradores e a comunidade ao redor”, aponta a analista ambiental do DVG Grupo, Quezia Santos, explicando que os projetos criam pontes de diálogo transparente e promovem o entendimento mútuo sobre os aspectos ambientais. “Com esse Programa, buscamos mais do que cumprir uma responsabilidade, reforçamos nossos valores de valorização humana, parceria e relacionamento, compromisso e respeito e crescimento sustentável”, acrescenta a analista.
Ações junto à escola
Com o público escolar, o DVG Grupo criou o projeto A Magia do Plantar, nome escolhido pelos próprios alunos, composto por três vertentes:
1º – Oficina de Plantio – Durante o ano, o DVG Grupo instalou jardins suspensos e uma horta nas dependências da escola, que agora são mantidos pela própria instituição através das oficinas que acontecem periodicamente.
2º – Dinâmicas – Foram realizadas atividades de intervenção com dinâmicas desenvolvidas junto às crianças, com o objetivo de fortalecer a consciência ambiental.
3º – Coral Ambiental – A escola já possuía o coral, que foi incorporado ao programa. Durante o ano, as crianças ensaiaram e apresentaram músicas com temáticas da preservação ambiental.
Ações na comunidade
A DVG tem dois projetos em execução no distrito:
1º – Capacitação Socioambiental da Comunidade – Durante a execução do PEA, são promovidas oficinas ambientais, que acontecem no salão da Igreja. Nesses encontros. são trabalhadas com a comunidade dicas e iniciativas sustentáveis para o dia a dia, tornando a pauta ambiental mais acessível e desenvolvendo a sensibilidade ambiental dos participantes.
2º – Portas Abertas – Esse é um momento de conhecimento, mas também de interação da comunidade com a fábrica. Os moradores são convidados a conhecer nossos processos de perto, tirar dúvidas e curiosidades sobre as atividades da empresa.
Perspectiva para 2025
O cronograma das ações foi conduzido pelo setor de Meio Ambiente do DVG Grupo. Os colaboradores da empresa foram convidados a prestigiar e conhecer o PEA na prática durante as atividades, dinâmicas e apresentações que acontecem na escola. Para o próximo ano, as atividades mantêm o mesmo escopo e periodicidade tanto na escola quanto para o público geral.
O DVG Grupo tem unidades em várias regiões do país. Ele é composto pelas empresas DVG Precon (com uma unidade no Sudeste e duas no Centro-Oeste), DVG Sical (uma unidade no Sudeste), DVG Tubozan (três unidades, no Sudeste, Sul e Nordeste), DVG Detalli (uma unidade no Sudeste e uma no Sul) e DVG Decoralita (uma unidade no Sudeste).