“Eu tenho experiência e resultados”, diz Tadeu

“Eu tenho experiência e resultados”, diz Tadeu

Tadeu, com Eloísa

Nas eleições municipais de 2024, a proposta do site AQUI PL é de que os pedro-leopoldenses conheçam profundamente os candidatos à prefeitura –  a história de cada um, com seus valores, seus sonhos e projetos para a cidade. Com este objetivo, encaminhamos algumas perguntas aos candidatos, para com elas compor um perfil de cada um deles. Emiliano Braga, do PP e Marcio Rogério de Souza, do PT, responderam às nossas perguntas. O candidato do MDB, Angelo Tadeu, não teve disponibilidade e, para atender à legislação eleitoral e reservar o mesmo espaço editorial para todos, publicamos os principais pontos do seu programa de governo, além de informações sobre Tadeu e seu vice, Cristiano Marião, ambos ex-prefeitos de Pedro Leopoldo.

 

Aos 80 anos, Angelo Tadeu Viana Pereira é advogado e comerciante. Casado com Eloisa, é pai de Tadeuzinho e Mateus; além de Fabiana e Fernanda, filhas do primeiro casamento com Julinha. Está na política pedro-leopoldense desde 1966, quando fundou o MDB local, junto a seu pai, José Pedro Filho, Moacir José da Silva (Ciciu), Joaquim Santana, Benjamim Lima e Luiz Carlos Sena Jerônimo.

Bem jovem, Tadeu era membro da UMES

Antes disso, foi fundador e presidente da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de Pedro Leopoldo, com efetiva participação nos movimentos estudantis, entre eles a estadualização do Colégio Imaculada Conceição.

Em 1967, foi eleito vereador e liderou o legislativo durante o primeiro governo Cecé. Tinha 26 anos quando tentou ser prefeito pela primeira vez, em 1970. Ganhou, mas não levou. Tadeu teve o dobro de votos do vencedor Renato Andrade Pinto, mas perdeu na soma total das legendas. Segundo relatos da época, o resultado causou a maior revolta, com direito a passeata de protesto e briga na rua.

Tadeu, entre Cecé e Renato Andrade Pinto. Também na foto, o coronel Theotonio Batista (década de 70)

 

Tadeu tentou novamente em 1972, tendo Luiz Carlos Sena Jerônimo como vice. Perdeu para Cecé. Em 76, tentou de novo. Perdeu para Dr. Hélio, cuja administração foi responsável por grandes obras como o Ceppel e o viaduto para a Fazenda Modelo. Tadeu ainda perderia novamente para Cecé em 82. E de novo para Hélio Issa em 88, mesmo sendo apoiado pelo próprio Cecé, adversário de décadas,  em uma dobradinha que confundiu os eleitores de ambos.

A diferença foi mínima, coisa de cento e poucos votos. Tantas frustrações devem ter fortalecido a determinação do emedebista: ele tentou nove vezes se eleger prefeito de Pedro Leopoldo. Só veio a ganhar no ano 2000. Perdeu em 2004 e 2008 para Marcelo Gonçalves. Em 2012, impedido de competir, apoiou a mulher Eloísa, que foi eleita, mas não conseguiu a reeleição em 2016. Ela perdeu o pleito para o jovem Cristiano Marião, mas voltou à prefeitura em 2020.

Com Daniel Jack, Marião, a prefeita Ana Paula e Thiago Rufim

Nas eleições deste ano, Tadeu se uniu ao ex-adversário de seu grupo para disputar novamente a prefeitura. A chapa Tadeu e Marião apresenta em seu plano de governo, “propostas simples e realizáveis, focadas em traçar metas e diretrizes claras para a gestão”. Segundo o documento, o detalhamento das ações e prazos será feito com base na experiência adquirida e após uma avaliação cuidadosa da disponibilidade de recursos.

“É através da educação que nós conseguimos desenvolver um município, uma sociedade, enfim, fazer com o que o povo tenha uma vida melhor”

“Promessas irreais são feitas apenas por quem desconhece a administração pública ou não tem experiência. Na administração municipal, é essencial vivenciar, buscar, planejar e tomar decisões com responsabilidade. Temos o conhecimento e a experiência para atrair recursos de outras esferas governamentais e restaurar a saúde financeira de Pedro Leopoldo”, diz o programa de governo da coligação Juntos por Pedro Leopoldo, formada pela Federação PSDB/CIDADANIA, o MDB, PSB e REPUBLICANOS.

O documento apresenta ainda propostas como a diversificação da economia, a atração de empresas, a valorização do comércio local, qualificação da mão de obra e o incentivo ao primeiro emprego. “Pedro Leopoldo possui um grande potencial turístico que deve ser explorado e valorizado. Nossa meta é melhorar a qualidade de vida de toda a população, garantindo bem-estar e segurança em todas as áreas do município, desde o centro até os bairros e distritos. Todos receberão a mesma atenção em nossa administração”, diz o plano de governo da dupla.

“Mais do que administrar, queremos cuidar de Pedro Leopoldo com o mesmo carinho que cuidamos das nossas famílias. Cada decisão será tomada com amor, visando o bem-estar de cada morador. Nossa cidade merece ser tratada com respeito e afeto, para que cada cidadão sinta orgulho de viver aqui”

Tadeu e Marião se comprometem em trabalhar incansavelmente para que as famílias se sintam seguras, sejam bem atendidas nas unidades de saúde e que a educação se torne referência. Assim como preservar as áreas verdes para lazer, criando parques e espaços recreativos seguros e agradáveis e criar um sistema de transporte rápido e eficiente, incluindo a ampliação das ciclovias, a manutenção de ruas bem conservadas e uma paisagem urbana organizada. O mesmo se aplica à zona rural, com melhorias nas estradas vicinais.

Na convenção, tendo à esquerda o amigo e ex-deputado Adalclever Lopes

“Já mostrei meu compromisso e meu trabalho e agora estou mais preparado do que nunca para seguir cuidando da nossa gente e fazendo o que é certo por Pedro Leopoldo”

Sobre educação, Tadeu declarou em suas redes sociais que ela é fundamental quando se pensa em desenvolvimento. “É através da educação que nós conseguimos desenvolver um município, uma sociedade, enfim, fazer com o que o povo tenha uma vida melhor”, disse, comprometendo-se a ampliar as vagas em creches para atender 100% da demanda até 2028. Outra proposta a longo prazo é implantar progressivamente a escola integral em Pedro Leopoldo, além de investir em tecnologia nas escolas e na qualificação dos professores.

“Muita gente fala que sou “velho” para ser prefeito, mas o que eu tenho é experiência e resultados. Não podemos trocar o certo pelo duvidoso. Pedro Leopoldo precisa de quem já conhece o município, sabe os desafios e tem competência para continuar avançando. Já mostrei meu compromisso e meu trabalho e agora estou mais preparado do que nunca para seguir cuidando da nossa gente e fazendo o que é certo por Pedro Leopoldo”, escreveu o candidato em seus “stories”.

“Mais do que administrar, queremos cuidar de Pedro Leopoldo com o mesmo carinho que cuidamos das nossas famílias. Cada decisão será tomada com amor, visando o bem-estar de cada morador. Nossa cidade merece ser tratada com respeito e afeto, para que cada cidadão sinta orgulho de viver aqui”, acrescentou Tadeu em seu programa de governo.

“Mais do que administrar, queremos cuidar de Pedro Leopoldo com o mesmo carinho que cuidamos das nossas famílias. Cada decisão será tomada com amor, visando o bem-estar de cada morador”

Tadeu com Marião, a mulher Eloisa e a prefeita Ana Paula

Principais pontos do programa de governo de Angelo Tadeu

  • Reforma e ampliação das equipes Estratégia Saúde da Família com a implantação de Unidades na Região Norte
  • Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde
  • Ampliar os serviços de saúde bucal no município, promovendo campanhas e atendimento móvel de prevenção e cuidados com a saúde bucal
  • Fortalecimento e adequação de pessoal para atendimento no Pronto Atendimento e Hospital e Municipal
  • Aquisição de unidade Vacimóvel para ampliação da vacinação e melhoria da assistência em áreas rurais
  • Ampliação da Distribuição gratuita de medicamentos para doenças como hipertensão, diabetes, colesterol e outros incluídos na Relação Municipal de Medicamentos Essenciais/REMUME
  • Disponibilizar recursos tecnológicos para aprimoramento das aulas para alunos e professores (tablets, televisores, computadores e projetores)
  • Ampliar a oferta de vagas nas creches do ensino municipal, de forma a atingir 100% de atendimento à demanda até 2028
  • Construir um CEMAI no bairro Felipe Cláudio de Sales e outro no Centro até 2025
  • Investir em capacitação para todos os profissionais da Educação;
  • Ampliar progressivamente a escola integral;
  • Garantir a continuidade do Projeto Educação com Arte
  • Oferecer o kit escolar e uniforme para todos os alunos da rede municipal;
  • Criação do Centro Cultural Municipal (Teatro e salas de exposição e ensaio)
  • Incentivar a Corporação Musical na ampliação da sua escola de música, abrangendo outros bairros;
  • Reabertura e revitalização completa do Arquivo Público Municipal;
  • Revitalização do CEU das ARTES, na região Norte, implementando atividades e capacitação para jovens e adultos.
  • Criar o programa “PedroLeopoldoCulturaeLazer”, incrementando o alcance dos projetos culturais para todas as regiões da cidade.
  • Criar uma escola de arte e audiovisual no espaço da Estação Ferroviária, onde funciona o CAT – Centro de Atendimento ao Turista, com aulas e exposições artísticas pertinentes à valorização dos nossos talentos e à nossa história.
  • Continuidade e fomento da Feira Municipal de Artesanato e Comidas Típicas para valorizar os produtores locais e evidenciar a Feira como importante atração turística;
  • Transformar o JEMPEL em um programa de apredizagem de valores esportivos a serem viabilizados durante todo o ano pelas escolas
  • Revitalização das quadras esportivas com implantação de projetos e utilização comunitária do espaço público, buscando parcerias com a iniciativa privada;
  • Revitalizar as pistas de caminhada existentes e viabilizar outros espaços para a prática em diferentes regiões do município;
  • Revisar e ampliar a Legislação Municipal com vistas ao Processo de Licenciamento Ambiental Municipal e sua respectiva fiscalização;
  • Fortalecer a ASCAPEL – Associação dos Catadores de Pedro Leopoldo com o objetivo de ampliar a coleta seletiva no Município;
  • Promover a regulamentação da Lei Municipal de Saneamento e instituir o Plano de Saneamento Básico com prioridade da ligação de esgoto da rede coletora da COPASA;
  • Implantar o Mercado Municipal do Produtor Rural;
  • Dar continuidade ao programa de atendimento clínico para animais vulneráveis em situação de rua e tutores de baixa renda devidamente cadastrados no CAD Único;
  • Aquisição de rações e remédios veterinários para animais em situação de vulnerabilidade;
  • Promover o inventário da arborização urbana e implantar um Programa Municipal de Arborização Urbana;
  • Criação de parques lineares no Ribeirão da Mata e do Parque Municipal do Capão
  • Reforma das escolas e dos ESF’s do Município;
  • Duplicação de via de acesso à região Norte da cidade, pintura de faixas e sinalização de vias, recuperação de passeios em diversas localidades
  • Zeladoria Municipal (limpeza urbana (varrição, coleta de entulho, coleta de lixo domiciliar e comercial, coleta resíduos da saúde, pintura de meio-fio, capina e roçada
  • Normatização da administração dos Distritos Industriais existentes no Município; • Dar prioridade no incentivo ao primeiro emprego
  • Criar programas para o incentivo e fomento ao comércio em geral; • Fortalecimento da cadeia do Turismo por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, bem como um maior apoio a criação de eventos voltados ao setor turístico
  • Apoiar e promover projetos nas atividades agrícolas (avicultura, piscicultura, apicultura, reflorestamento, e outros) buscando qualificar a mãos de obra e o trabalho agrícola, incentivando o lucro e agregação de valor aos produtos, com a finalidade de que o campo seja um polo produtor de riquezas, reduzindo o êxodo rural;
  • Efetivar o ponto de apoio ao Empreendedor e viabilizar o Microcrédito
  • Apoiar a realização da Feira de Indústria e Comércio
  • Fazer da cidade uma grande incubadora, aceleradora com robustez jurídica a esse segmento, através da atração de fundos de investimento com a criação de políticas públicas que facilitem o empreendedorismo.
  • Promover a desburocratização dos processos de gestão pública, do apoio fiscal inicial, através de parcerias com os governos Federal e Estadual por meio da conectividade digital, tanto em meio rural como na cidade
  • Aumentar e qualificar a oferta de cursos profissionalizantes de acordo com a demanda gerada pelas características do município
  • Utilizar estratégias inovadoras para a captação de empresas externas que venham empreender em Pedro Leopoldo, estimulando, o empreendedorismo
  • Dar continuidade e ampliar as ações para regularização fundiária – REURB nas áreas que carecem deste procedimento
  • Promover a revitalização de praças e outros espaços públicos de modo a oferecer locais adequados para convívio, lazer e descanso para a população
  • Criar um plano para valorização urbanística dos centros comerciais da sede e do bairro Lagoa de Santo Antônio;
  • Aprimoramento dos procedimentos e da estrutura da Secretaria de Planejamento para agilizar os trâmites de aprovação de projetos, de emissão de documentos e de fiscalização
  • Atualizar a legislação que regulamenta o comércio ambulante e organizar os locais para o funcionamento adequado deste comércio
  • Criar um plano de recuperação do entorno da Lagoa de Santo Antônio, com o objetivo de promover uma ocupação do seu entorno com maior qualidade e cuidado ambiental e urbanístico;
  • Promover a revitalização de praças e outros espaços públicos de modo a oferecer locais adequados para convívio, lazer e descanso para a população
  • Dar continuidade a ampliação e melhoria da malha viária do município com a criação de vias estruturantes de circulação
  • Ampliação do sistema de olho vivo para todas as regiões do Município
  • Qualificação da Guarda Municipal
  • Criação do Centro de Referência em atenção à mulher vítima de violência doméstica e patrulha violência doméstica e escolar
  • Criação da Equipe de Agentes de Defesa Civil, reestruturando o órgão com mais equipamentos e pessoal
  • Criação da Brigada Municipal de Emergência, com os Brigadistas já existentes e ampliação do número;
  • Reestruturação do Órgão Municipal de Trânsito e Transportes (TRANSPL) para que haja eficiência e capacidade de gestão do trânsito e dos transportes públicos de passageiros
  • Revisão e implantação do PAIT, Plano de Ação Imediata de Trânsito, para atender as demandas do Município
  • Construção e aprovação do Plano Municipal de Mobilidade Urbana (PLANMOB) dando cumprimento à Lei Federal de número 12.587/2012;
  • Construção de Ciclovias;
  • Criação de sistema de transporte alternativo
  • Implantação do novo sistema de transporte coletivo municipal, contratando nova empresa para operar o serviço
  • Utilização de tecnologias para melhorias na segurança viária
  • Investimentos em sinalização vertical/horizontal, construção/ recuperação de calçadas, medidas de proteção a pedestres: gradis e corrimãos;
  • Implantação do “Governo Sem Papel”, para que todos os processos internos e externos da Prefeitura sejam 100% digitais
  • Ampliação do auxílio-alimentação para contemplar todos os servidores municipais
  • Facilitação das condições do comércio local para participação das licitações da Prefeitura.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Emiliano define equipe de transição

Emiliano define equipe de transição

Na última segunda-feira, o prefeito eleito de Pedro Leopoldo, Emiliano Braga, oficializou sua equipe de transição, composta por profissionais com experiência em gestão pública e áreas estratégicas. A equipe já

LEIA MAIS
Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

Eleitorado de Matheus Utsch cresce em várias regiões da cidade

Sua votação cresceu quase 20% – de 1199 em 2020 para 1.426 votos em 2024, abrangendo, segundo Utsch, um eleitor que preza os princípios de fiscalização e publicidade

LEIA MAIS