Laiite propõe espaço para atender idosos durante o dia

Laiite propõe espaço para atender idosos durante o dia

O Centro Dia utilizará profissionais e know-how do Laiite para assistir idosos cujas famílias não têm com quem deixá-los no período diurno.

Muitas famílias querem ter seus pais e avós por perto, evitando interná-los em uma instituição de longa permanência. O problema é que essas pessoas precisam trabalhar e não têm com quem deixar os idosos ou mesmo condições financeiras para pagar um cuidador.

Atento à necessidade de expandir o atendimento em Pedro Leopoldo e com a experiência que acumula no atendimento à pessoa idosa, o Laiite propõe um novo serviço. Trata-se do projeto Centro-Dia Magali Viana de Sales, projeto desenvolvido em parceria com o serviço social da instituição.

“A criação do projeto Centro-Dia se deu a partir da identificação de demandas da comunidade para atendimento de idosos em período diurno, de forma a garantir assistência emocional, social, espiritual e de cuidados, preservando os vínculos familiares”, explica a coordenadora administrativa do Laiite, Ana Clara Vitorino.

“É uma necessidade legítima destas famílias, que enfrentam o desafio de não ter como dar a atenção devida a este idoso no período em que precisam sair de casa para trabalhar”, acrescenta.

Para a coordenadora do Laiite, Ana Clara Vitorino, esta é uma necessidade legítima das famílias

Pensando neste público e na necessidade de ampliar e inovar as ações já desenvolvidas pelo Laiite, nasceu o Projeto Centro-Dia, que recebeu carinhosamente o nome de Magali Viana Sales, voluntária que doou, em testamento, o imóvel onde o serviço vai funcionar, no bairro São José.

“É também uma homenagem aos vários anos de dedicação da saudosa Magali no trabalho voluntário junto aos residentes do Laiite e ao prazer que ela tinha em passar suas tardes realizando atividades manuais e de costura junto às residentes da instituição”, destaca Ana Clara.

Para a execução do projeto, o Laiite oferece, além do espaço físico, também o know-how de seus 20 anos de trajetória, o que inclui profissionais técnicos qualificados e experiências bem-sucedidas no atendimento à pessoa idosa.

O que falta para tirar o “sonho” do papel? Investimento em pequena reforma para o imóvel, aquisição de mobiliário e, em especial, um modesto financiamento mensal para custeio das atividades operacionais do projeto, que será oferecido gratuitamente a idosos de Pedro Leopoldo.

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

O curso de Direito da FPL

O curso de Direito da FPL

O estudante terá uma formação para atuar com as inovações e tecnologias exigidas pelo mercado de trabalho.

LEIA MAIS
DVG Grupo se junta ao Rotary na prevenção ao câncer de mama

DVG Grupo se junta ao Rotary na prevenção ao câncer de mama

Na última sexta-feira, 25/10, as colaboradoras do DVG grupo em Pedro Leopoldo participaram de uma roda de conversa inspiradora em apoio à campanha Outubro Rosa. Organizado pela área de Medicina

LEIA MAIS