Em Pedro Leopoldo, academia é sinônimo de Energia, assim, com letra maiúscula, há 41 anos. “Foi a palavra mais representativa dos meus princípios, sonhos, desejos e a certeza de que tudo é energia! Representa minha força, minha coragem e a certeza de que tudo vai e volta dentro da sintonia de nossa energia”, define a empresária Silvana Storino, que criou o empreendimento e o administra até hoje.
Mas quando Silvana abriu as portas de sua academia, no dia 19 de fevereiro de 1983, as coisas não pareciam fáceis. Durante mais de um ano, foram pouquíssimas as pessoas que se aventuraram a malhar no novíssimo Gladiador, equipamento pioneiro de musculação, que ela trouxe para a Energia. Mas isto logo iria mudar, graças à determinação da jovem empresária.
No entanto, não só os equipamentos eram novos, como também a própria concepção de academia, que recebia homens e mulheres nos mesmos horários. Os clientes demoraram a chegar no segundo andar da Casa Alexandre, seu primeiro endereço na rua Herbster, mas Silvana não desistiu. Com apenas 22 anos, ela acabara de se formar em Educação Física pela UFMG e seu pioneirismo não parou aí.
Além do primeiro Gladiador, ela criou o primeiro programa de cadastro de alunos, trouxe o primeiro software de fitness, o primeiro programa de avaliação física, o microfone para dar aula. Foi a terceira academia de Minas a ter spining e a segunda da região a contratar energia solar.
A Energia foi a primeira academia da região a ter sede própria e caprichou na localização, que é inspiradora. São 1.600 metros quadrados de área, com muito verde, piscinas aquecidas e cobertas, os mais modernos equipamentos e instalações confortáveis. De novidade em novidade, Silvana fez de sua academia um espaço de inovação permanente para quem vê a atividade física como investimento em saúde e qualidade de vida.
Nestas mais de quatro décadas, gerações de pedro-leopoldenses fizeram da academia de Silvana Storino sua referência em fitness e práticas esportivas. “Recebemos neste período mais de 25 mil alunos, entre bebês, vovós, adolescentes, homens e mulheres de todas as idades. Valorizando o processo pedagógico, incentivamos a formação de atletas iniciantes e acompanhamos famílias inteiras na busca de qualidade de vida”, explica Silvana Storino.
A marca em letras gregas inspirou-se na cultura de um país que é berço do esporte, da prática do movimento e da pedagogia da competição. Hoje, a Academia Energia tem 18 colaboradores, quatro parceiros (karatê, jump, pilates e massagem) e 22 personal trainers. Oferece atividades tão diversas quanto musculação, hidroginástica, massoterapia ou natação para bebês, crianças e adultos.
Seus alunos participam de competições amadoras e se destacam em esportes como natação e artes marciais. Outra característica da Energia é sua influência na profissionalização do setor em Pedro Leopoldo. Nestes 41 anos, a academia participou ativamente na formação de muitos profissionais, valorizando a Educação Física e sua evolução na região.
Com o crescente empoderamento feminino, a academia volta às suas origens para criar um espaço só para mulheres. É a Energia Feminina, com atividades funcionais, ritmo e muita energia. “Com ética e responsabilidade, a Energia foi consolidando sua marca através dos resultados e entregas e, mais do que tudo, do comprometimento com a ética e respeito com a diversidade”, afirma Silvana.
Para a empresária, completar 41 anos de um projeto como a Energia mostra que “é possível realizar todos os sonhos, se os desejamos com amor e seriedade”, revela. “Agradeço a toda a cidade pela confiança, respeito e carinho que sempre tiveram por nossa Energia”, conclui Silvana.
FLASHES DO ANIVERSÁRIO DA ENERGIA
No último dia 19, clientes e colaboradores interromperam um pouquinho a rotina de exercícios para festejar os 41 anos da Academia.