O pedro-leopoldense João Rajão está radicado há mais de dez anos em Lavras, no sul de Minas. No ano passado, ao deixar vinte anos de trabalho na Cesa Logística, passou a ser franqueado da Campar Produtos de Limpeza na cidade e, em pouco tempo de atuação, já tem uma expressiva carteira de clientes.
Este é um dos atributos que lhe valeram uma homenagem da Câmara Municipal: o vereador Marcos Possato fez uma menção elogiosa à sua empresa, encaminhada através do gabinete da Presidência. Possato, que é agrônomo, destacou os ótimos produtos e o atendimento cordial do empresário para fundamentar o reconhecimento da empresa em sua cidade.
O Legislativo local é um dos clientes atendidos pelo comerciante, que também é fornecedor de produtos de limpeza para a fábrica da Intercement, Unilavras, Santa Casa de Misericórdia, Copasa, Rede de Postos e várias lojas do importante comércio varejista da cidade, que é polo regional.
João instalou sua loja no centro de Lavras, na rua Comandante Soares Júnior, onde predomina o comércio, e tem como vizinhos a igreja de São Sebastião, o Fórum, o Batalhão de Polícia e a UPA. Interessante é que, com seu negócio, João fomenta o comércio e gera empregos não só em Lavras, mas também em sua cidade natal, já que a Campar é uma empresa com sede em Pedro Leopoldo.
Com uma linha onde pontificam 300 produtos de limpeza, a Campar cresceu significativamente em vinte anos de atividades. A expansão para novos mercados que se consolidou na última década segue agora um caminho natural: a criação da franquia. Na Campar, o sistema é de franquia light, mais flexível e que permite maior autonomia ao franqueado, já que cada região tem especificidades e isso não pode travar a agilidade na tomada de decisões estratégicas.
João, por sua vez, confia nas possibilidades do negócio em que investiu, principalmente pela confiança que já ganhou de seus clientes, como é o caso da Câmara de Lavras. “Nós temos bons preços, bons produtos e entregamos tudo o que é solicitado, da forma contratada”, garante. Ao mesmo tempo, a pandemia de Covid-19 veio reforçar a higienização como estratégia de combate à disseminação do vírus, cuidado que se soma à vacinação, o uso de máscaras e o distanciamento social. “Os cuidados relacionados a limpeza e higiene adquiridos pela população neste período tiveram reflexos também na redução de outras doenças e certamente continuarão a fazer parte da rotina das pessoas”, acredita o empresário.