O voluntariado empresarial vem crescendo no país e, em Pedro Leopoldo, MG, algumas empresas incentivam e apoiam o envolvimento de seus colaboradores em atividades voluntárias na comunidade. A iniciativa pode partir dos próprios funcionários, como é o caso da PRUFTECHNIK MGS, onde o gerente de produtos Rodrigo Rodrigues criou o projeto “VIBRANDO® COM O PRÓXIMO”, que reúne várias ações de voluntariado.
Rodrigo, que trabalha há doze anos na empresa, percebeu que, ao seu redor, havia uma porção de pessoas com intenção de ajudar e que não sabiam por onde começar. “Numa ponta, eu via gente com tempo e conhecimento para doar e, na outra, milhares de pessoas com necessidades urgentes, que poderiam ser atendidas com ideias inovadoras ou mesmo gestos simples de boa vontade”, observa.
A ideia avançou para a concepção de um projeto com ações de periodicidade definida e que envolvesse um número maior de pessoas. “Trouxe o projeto para a empresa e ele foi recebido de braços abertos pelo nosso diretor Emiliano Braga e pelo gerente de marketing Jeferson Batista”, conta Rodrigo.
O projeto “VIBRANDO® COM O PRÓXIMO” prevê várias atividades que serão realizadas bimestralmente, todas elas com o objetivo de ajudar a quem precisa. São ações como campanhas de doações de sangue pelos colaboradores da Empresa, de arrecadação de alimentos, recolhimento de agasalhos, visitas e mesmo reformas emergenciais em instituições filantrópicas.
“Vivemos em um mundo em que a empatia as vezes é esquecida e projetos como esse reacendem uma chama de esperança”, aplaude o colega Jeferson Batista. Ele espera que o projeto envolva não só os 38 funcionários da PRUFTECHNIK MGS mas também mobilize os colegas das outras cinco empresas do grupo MGS® e PRUFTECHNIK.
Para Emiliano Braga, o voluntariado empresarial produz impactos positivos na comunidade, ao mesmo tempo em que contribui para o desenvolvimento pessoal de quem participa das atividades. “O campo para ajudar quem precisa é vasto. Podemos nos comprometer com ações transformadoras de empreendedorismo, inclusão social, apoio à cultura, ao esporte e, em especial, a crianças, jovens e idosos. Muita gente precisa da nossa ajuda”, afirma o empresário.