(Por Adriana Eustáquia Pereira Marques)
Nos dias 20 e 21 de agosto, o Distrito de Vera Cruz de Minas parou para comemorar a festa de Nossa Senhora do Rosário, uma celebração cheia de cores, cultura e fé. Ela teve início 15 dias antes, com o levantamento das bandeiras da coroa e de Santa Efigênia. Na semana que antecedeu a festa, foi realizada a novena e, no último sábado antes do evento, o levantamento das bandeiras de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito. Nesse dia, a emoção tomou conta. Dona Maria Martins, que há 40 anos é a capitã da Guarda, fez o ritual de entrega, se desligando da Irmandade.
Domingo foi o dia da missa e da procissão. As festividades foram acompanhadas pelas Guardas de Congado locais e da Nossa Senhora do Rosário, fundada em 1968 por um grupo de amigos, tendo à frente o senhor Tindó (José Francisco da Silva), já falecido. A guarda sofreu uma paralisação quando seu presidente adoeceu, mas foi reerguida em 1986, por Jucão (José Pereira) e Octacílio do Carmo Muniz, com a ajuda de outras guardas como as de Justinópolis e de Santo Antônio da Barra.
Hoje, o presidente é Denílson do Carmo Muniz e a guarda conta com 18 membros. A outra guarda do Distrito é a de São Benedito, fundada em 26 de julho de 2015 por Tereza Braúna (Terezinha Pereira da Costa), Túlio Pereira e Jardel Vinícius, que é o atual presidente. Conta com 38 membros. Vera Cruz teve a grata presença de reis e rainhas e cerca de 19 guardas visitantes para abrilhantar ainda mais a festa, cujos anfitriões foram a Rainha Conga Conceição de Braúna (Conceição Pereira) e o Rei João Baptista da Costa. A frente da organização, os festeiros de 2022 e o Conselho Pastoral Comunitário de Vera Cruz de Minas. (Fotos de Vanderlei Dias e Adriana Eustáquia)