Em 2007, foi lançado um filme que, desde então, tem encantado admiradores do cinema e da leitura: “O Clube de Leitura de Jane Austen”, em que um grupo se dedica a estudar os trabalhos da famosa autora inglesa do século 19, encontrando em seus livros semelhanças inesperadas e orientações para suas vidas.
Clube de Leitura pode ser definido como um espaço de promoção de ideias, cuja finalidade é incentivar o hábito da leitura, promovendo a aprendizagem, o debate de ideias, a interação entre os participantes e, consequentemente, a aquisição de habilidades e competências. E foram esses objetivos que moveram a criação do Clube de Leitura “Conquistando a Sabedoria”, em Pedro Leopoldo.
“Nós começamos o clube com a ideia de ampliar o compromisso, por parte de seus membros com relação à leitura, aos demais membros e à cultura. E, com isso, procurar possibilidades de mudança de comportamento dos membros mais jovens, que podem encontrar nos livros novos horizontes e perspectivas”, conta Aloísio Vilaça, fundador do clube, professor da FPL e diretor do Laiite.
O debate se dá em torno do tema, vocabulário, ideias e mensagens da obra e permite que se conheça o autor e seu estilo literário. A metodologia de funcionamento do clube consiste na indicação de obras para leitura e a realização de reuniões periódicas para análise, apresentação e apreciação das obras lidas. A primeira reunião foi no dia 3 de outubro de 2018. Já na segunda reunião, os participantes fizeram a leitura do livro “O menino do dedo verde”, seguido por “Alice no país das maravilhas”.
Os fundadores do clube foram o próprio Aloísio Vilaça, Aloísio Filho, de 13 anos, Júlia Viana, 9, Júlia Azevedo, 9 e Mariana Martins, 10. Desde então, os critérios para a escolha das obras são novidade, qualidade, adequação à faixa etária e variedade, entre outros. Com a pandemia de Covid-19, as reuniões passaram a ser remotas.
Livros como “O cão dos Baskerville”, de Arthur Conan Doyle, o infantil “A mercearia da Dona Maria” e o adulto “O mundo de Sofia” foram analisados capitulo a capitulo por crianças, jovens e adultos de Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Betim, Nova Lima, Belo Horizonte e São Paulo. Alguns deles são jovens em situação de risco ou reeducandos em instituições de ressocialização.
Já foram lidos, desde 2018, os livros O menino do dedo verde, Alice no País das Maravilhas, Polyanna, O pequeno príncipe, Extraordinário, O poder da ação para crianças, A boa sorte, O meu pé de laranja lima, O caso da borboleta Atíria, Laços de família, A bolsa amarela, A ilha perdida, Os livros da selva, Histórias da avozinha, Viagens de Gulliver, A montanha encantada, O saci, O escaravelho do Diabo, A árvore que dava dinheiro, A serra dos dois meninos, O médico e o monstro, As aventuras de Robinson Crusoé e Malala.
Entre os infantis estão A horta do Senhor Lobo, A galinha ruiva, A raposa e as uvas, A bonequinha preta, Era uma vez um gato xadrez, A aventura de um sapo na festa do céu, Dona Baratinha viúva, A ciranda das cores, Voa, João!, A baleia alegre, entre vários outros. Alguns destes livros (e muitos mais) podem ser vistos em bibliotecas virtuais como a http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp, que está disponível na Internet. É só baixar, escolher um livro, clicar e….boa leitura!!!
Se você quiser participar do Clube de Leitura Conquistando a Sabedoria, entre em contato pelo email: aloisioconstantino.adv@gmail.com