Tributo a meu pai, José Lavina

Tributo a meu pai, José Lavina

(De Sélio Sena para José Ribeiro Sena)

Meu pai partiu desse mundo em 2009 e deixou muitas saudades. Sua presença se refletiu em todas as áreas da minha vida: ele foi meu incentivador nos estudos, na vida comercial e, principalmente, na vida política, missão que herdei dele. José Lavina, como era conhecido, foi eleito junto à famosa Câmara dos Doutores, que assumiu o legislativo pedro-leopoldense entre 1959 e 1963. Entre os nove vereadores eleitos, estavam advogados e médicos, além de engenheiro, fazendeiro, empresário, um dono de caminhão leiteiro e dois funcionários da Fazenda Modelo.

Eram eles Dr. Paulo Gomes Batista, Dr. Roberto Belisario Viana, Dr. José Luciano Castilho, Dr. Wilson Lobato, Armando Gouveia, José Roberto do Amaral (que substituiu Roberto Belisário, prefeito entre 51 e 55, morto em um acidente de automóvel em 1959), José Ribeiro Sena (José Lavina), Orlando Pereira Bem e Manoel Pereira Viveiros. O presidente era o Dr. Christiano Otoni.

O prefeito eleito foi Antonio Pereira, um político hábil, educado, simpático, bom de prosa e lábia. Comerciante na cidade, ele mudou-se para São Paulo em 1958, mas seus amigos foram buscá-lo para lançá-lo candidato. Ele fez a campanha com o slogan “Ele voltou! Pereira voltou”, numa alusão à música Boemia, de Nelson Gonçalves. Do lado oposto, todas as forças políticas estavam apoiando o médico Múcio de Azevedo Carvalho (Muchoca).  Eram vários partidos contra o PSP, que fez uma bela campanha, saindo vitorioso e elegendo três vereadores: meu pai José Ribeiro Sena, Manoel Viveiros e Orlando Pereira Bem.

José Lavina veio de Matozinhos em 1952, quando saiu a cavalo da Fazenda da Braúna para procurar uma moradia em Pedro Leopoldo. Aqui ele chegou com minha mãe e quatro filhos, nascidos em Dom Joaquim. Logo que chegou em Pedro Leopoldo, foi convidado por Dr. Darwin Resende Alvim para trabalhar na Fazenda Modelo. Ao todo, foram onze filhos mais dois de criação, que geraram uma grande descendência. 72 anos depois, somos mais de 170 filhos, netos, bisnetos, que atuam em todas as áreas: engenheiros, médicos, farmacêuticos, professoras, psicólogas, funcionários públicos, entre outros profissionais. Dois dos filhos de José Lavina, eu e Kal, seguimos a carreira política e esta veia continua na família: agora é uma neta que concorre ao Legislativo, fiel aos preceitos e aos valores que nosso pai nos ensinou.

 

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

O Cine Marajá anuncia para hoje

O Cine Marajá anuncia para hoje

Nosso cinema nas décadas de 60 e 70, pelos olhos de um entusiasmado espectador

LEIA MAIS
Terra dos sonhos: espaço de carinho

Terra dos sonhos: espaço de carinho

Ana Paula Barros e Fernanda Bastos eram alunas do curso de Administração da FPL, quando o desejo de abrir uma loja de roupas infantis inspirou um bem-sucedido projeto de Marketing,

LEIA MAIS