Ser/estar vereador traz muito trabalho, principalmente porque você deixa de ter um olhar individual e passa a enxergar coletivamente. Não que eu não tivesse este olhar coletivo ao longo de 17 anos acompanhando a política de perto, mas o que era um dever como cidadão, passou a ser obrigação.
E porque passei tanto tempo criticando, tenho a obrigação de ser um bom vereador. Penso de verdade às vezes que, quando a cidade for um exemplo no Brasil, poderei dizer pra mim mesmo que ajudei por 4 anos e, por isso, faço parte da história – o que não é algo para se gabar, mas será pra se orgulhar.
Os vereadores são pessoas simples com responsabilidades coletivas. Eu sou fruto de uma família simples, de hábitos simples, de uma campanha simples e não mudei. O cargo não me deu o direito de me achar diferente, até porque isto passa e a missão é incentivar novas pessoas com olhar coletivo para que participem ativamente da política.
Neste artigo, faço um resumo do meu primeiro ano de mandato. Um trabalho que culminou na última reunião ordinária, com a apresentação das manifestações pela permanência da Heineken. E, na última extraordinária, com o compromisso de abrir CPI e processo por improbidade, caso o Executivo não inicie o estudo para uma nova concessão de transporte público ainda no primeiro semestre de 2022.
Do meu gabinete, saíram 105 ofícios, distribuídos nas pastas da Saúde, Educação, Administração, Fazenda e Cultura. Um exemplo é o segundo deles, que encaminhamos já no dia 7 de janeiro do ano passado, cobrando o estudo para nova concessão do Transporte Público.
O que não foi feito e nos deixou, neste janeiro de 2022, ainda sem regras e garantias para a concessão desse importante serviço para a população. Também fizemos ofícios pedindo melhorias no PA da Lagoa, intervenção na praça da igreja São Sebastião e progressões do funcionalismo público, entre vários outros.
Também fui responsável por 65 requerimentos, entre eles o pagamento do IPCA após 5 anos aos servidores; a primeira CPI (e única em 2021) sobre a antiga Clínica São João Batista, que aliás, ao virar CEM, trará economia de 130 mil reais ao município anualmente.
Destaco também o requerimento que solicitou a revisão do Regimento Interno da Câmara e a Lei Orgânica do município após 23 anos, da qual virei relator e que trará grandes benefícios e inovações.
Muitos destes requerimentos demoraram para ser respondidos e me levaram por sete vezes ao Ministério Público, já que a lei atual obriga o município a responder em 30 dias, o que deu resultado depois de muita luta.
Tive cinco leis aprovadas neste primeiro ano de mandato. Pela ordem, a que regulamenta a utilização do Brasão para que não ocorra desperdício de dinheiro público a cada 4 anos; a que aumenta vagas de estacionamento para idosos e deficientes físicos; a política de mobilidade sustentável; a que aumenta a transparência nas informações das contas da prefeitura e a que regulamenta a utilização de fios nos postes da cidade – um verdadeiro caos que, agora, está com os dias contados.
Fui escolhido o representante da Câmara no Conselho de Política Urbana, que define o futuro da cidade no longo prazo e é formado pelo Executivo e sociedade civil. Fiz diversas fiscalizações in loco, que foram divulgados em vídeo e estão disponíveis na página Matheus Vereador PL no Facebook e Instagram.
Conseguimos também R$ 500 mil em emendas parlamentares destinadas à Maternidade que, infelizmente, ainda não foram utilizados. Junto a recursos carreados pelos vereadores Leozão e Rafa, totalizando R$ 1,1 milhão, eles estão parados no Fundo Municipal de Saúde aguardando Plano de Ação da Secretaria de Saúde.
Um plano que ainda não existe, apesar de inúmeros requerimentos que mandei, pedindo explicações. Só assim estes recursos poderão financiar procedimentos do SUS, inclusive cirurgias eletivas, para a população mais carente que sofre com a falta de atendimento.
Como vereador, espero contribuir muito nestes próximos três anos de trabalho, com a maior transparência possível, expondo minhas ações na Palavra Livre e nos mais diversos meios de comunicação. Tenho muita fé e disposição para que 2022 seja um ano diferente e também melhor, com planejamento e ações de longo prazo.