Tudo começou com este cartaz, mas a ideia do concurso de redações partiu de uma proposta da supervisora escolar Silvana Assis no início de maio, discutida no grupo de WhatsApp da Equipe de Linguagens do Colégio Imaculada Conceição. Uma primeira definição deu água na boca: os prêmios seriam cestas de chocolate.
“Afinal, chocolates são doces milagrosos. Em tempos de pandemia nunca vistos por nós, o chocolate cumpre o papel de guardião de sentimentos e promove satisfação até espiritual”, aponta a professora Eliane Matide, uma das idealizadoras do concurso ao lado de suas colegas Edinha, Fabiana, Thaynara, Rose, além de Warley e Edgard.
O regulamento foi concluído no início de junho e, neste intervalo, a escola viveu um momento difícil, quando uma professora do grupo contraiu a Covid-19, ficou em estado grave e foi internada no CTI. “Ficamos aflitos, em alerta, fazendo orações em horários programados no grupo geral da escola. Isso nos abalou muito mas, finalmente, nossa amiga venceu a doença”, conta Eliane.
O regulamento estabeleceu que, para as turmas de primeiro ano, o gênero seria textual conto, pois é matéria trabalhada no bimestre. Para os segundos e terceiros anos, optou-se pelo texto dissertativo-argumentativo, matéria também estudada pelos alunos. As regras, acompanhadas de mensagens de incentivo aos alunos, foram postadas no Classroom, no sábado letivo de 12 de junho, sob coordenação da equipe promotora do concurso. Ao longo do período de entrega das redações para correção, os alunos foram incentivados a participar do concurso com avisos no mural do Classroom.
No dia 03 de julho, foram divulgados os resultados para os alunos, através de mensagens e cartazes no Mural das salas de aula do Imaculada no Google. Agora, a equipe prepara a entrega dos prêmios, que acontece nesta quinta, 8 de julho, no Imaculada. Os alunos receberão as cestas e um certificado de premiação. Todos que participaram receberão certificados de participação.
Sustentabilidade em destaque
Quase 200 alunos participaram do concurso. Os contos a serem encaminhados teriam como tema “Qual sonho que você quer sonhar?”. Já os alunos dos últimos anos do segundo grau foram chamados a escrever sobre proteção ao meio ambiente e seus reflexos no futuro do planeta. O projeto “Sustentabilidade sem demora” se associou aos estudos interdisciplinares complementares dos alunos do Ensino Médio Regular e EJA da Escola Estadual Imaculada Conceição.
O objetivo principal, porém, é o aprofundamento teórico e a adoção de práticas ambientalmente corretas, despertando a comunidade escolar para a importância da sustentabilidade no cotidiano, reconhecendo a necessidade da manutenção, criação e/ou mudança de hábitos promotores da preservação ambiental.
O caminho escolhido foi a produção de textos de engajamento socioambiental para circulação no meio escolar e virtual em geral, inclusive no site AQUI PL, de maneira a motivar os alunos a preservar o Meio Ambiente, bem como a divulgar às pessoas à sua volta ideias sustentáveis para a prática cotidiana.
As matérias do projeto PL Sustentável (https://www.aquipl.com.br/category/pl-sustentavel/), uma iniciativa do site em parceria com a ambientalista Aline Dias, foram indicadas para leitura, ao lado de várias fontes de pesquisa para consistência argumentativa do texto.
ACOMPANHE PELO site AQUI PL os resultados do concurso e a entrega dos prêmios.