Rafael Vieira Faria, mais conhecido como Rafa, tem 35 anos e foi eleito vereador em Pedro Leopoldo com 720 votos em 2020. Nas eleições de 2024, sua votação teve uma evolução exponencial e ele se reelegeu com 2.025 votos – foi o segundo mais votado, com uma pequena diferença do primeiro, Guilherme do Doce, que teve 2.161 votos.
Rafa é empresário, pós-graduado em Administração Pública, e atuou na gestão púbica por mais de dez anos como assessor parlamentar, entre outras funções na Câmara Municipal de Pedro Leopoldo e prefeitura.
Durante seu primeiro mandato, ele atuou em várias áreas. “Tenho lutado incansavelmente pela saúde e para dar mais dignidade aos moradores da nossa cidade. Através do apoio do Senador Carlos Viana e dos deputados Samuel Viena e Rafael Martins, consegui quase dois milhões em recursos para investir em áreas como Saúde, Defesa Civil, Apae, Proerd-Polícia Militar e Obras”, conta o vereador.
“Também atuo no projeto de regularização dos imóveis do Bairro Santo Antônio da Barra, impactando mais de 400 famílias. Consegui possibilitar o envio de correspondências para os bairros Ferreiras e Jardinópolis e dialoguei com a União para a doação da área da Horta Comunitária para o município, beneficiando mais de cem famílias”, acrescenta Rafa.
O vereador do PSD, agora reeleito, teve intensa atividade parlamentar. Trabalhou por exemplo pela implementação do Selo de Inspeção Municipal, para que produtores rurais possam comercializar seus produtos. E propôs vários projetos de lei, entre eles o que garante absorvente íntimo para mulheres em situação de vulnerabilidade, a proibição de que homens condenados na Lei Maria da Penha assumam cargos na prefeitura e câmara; a capacitação de funcionários para se comunicar em Libras e a lei que obriga a inserção de QRcodes nas placas de obras públicas.