“Contra a ideia da força, a força das ideias!”
No último dia 22 de julho, comemoramos os cem anos do nascimento de Florestan Fernandes, um dos maiores intelectuais e políticos brasileiros, sendo um teórico de capacidade ímpar, que levou as suas origens de classe para seus textos, sem nunca esquecê-las. O filho dele, Florestan Jr, inclusive relatou, “ele falou até que a maior luta dele durante a vida foi não se afastar de suas origens”.
Não podemos deixar de debater o todo, bem como não nos esquecermos de nossas origens. Mas, infelizmente, alguns preferem colocar nossa cidade numa suposta “bolha”: vemos a negação do debate das pautas para além das fronteiras de Pedro Leopoldo, uma pífia tentativa de ignorar os dilemas políticos e sociais que lidamos diariamente enquanto nação e que, por consequência, atingem a todos os municípios brasileiros, inclusive a nossa Pedro Leopoldo! Um exemplo simples é sobre a votação na Câmara Federal sobre o FUNDEB permanente. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, em 2019, garantiu um investimento de mais de 26 milhões de reais para nossa cidade e o fim desse investimento seria uma tragédia para nossa educação.
Mas, apesar dessa grande “bolha” caracterizada pela ignorância, existe um receio de conversar, propor e debater sobre política na cidade. Existem aquelas e aqueles, sejam do campo da direita quanto da esquerda, que tentam inserir proposições para a cidade. Porém, quando existe alguma proposta ou ponderação mais progressista, o que temos como retornos são reiterados ataques e deturpações vazias, sem apresentar argumentos que venham a enriquecer o diálogo. Em vários momentos, são somente falas que pouco ou nada contribuem para o debate.
Nesse cenário de tentativas de blindagem da vida política de Pedro Leopoldo, aparentemente furamos essa bolha justamente de uma forma incorreta e pouco agradável, com as fake news conseguindo ultrapassar as barreiras impostas pelos cidadãos de nosso município. Praticamente repetindo métodos de ação que disseminam notícias falsas em massa, tentam atingir aquelas e aqueles que fazem propostas efetivas para nossa cidade e para mudar nossa realidade.
A construção política envolve apresentação e disputa de ideias, sempre pautadas pelo respeito aos envolvidos. As divergências políticas existentes entre os diversos projetos políticos de sociedade existem e devem sempre se pautar pelo debate político. Não deixemos que essa terrível prática de fakenews, disseminada amplamente pelas milícias eleitorais, sejam vitoriosas na nossa cidade. Que em nossa cidade predomine o debate responsável e democrático das ideias.
Sejamos sinceros: QUEM TEM MEDO DE POLÍTICA? Quem tem medo de fazer uma política cara a cara (agora nas redes, enquanto durar a pandemia), sem ataques e com propostas? Quem tem medo da verdade, do bom combate, do debate de ideias? E principalmente, quem tem medo de tudo isso, vai deixar quem quer trabalhar pela cidade ou vai atacar sistematicamente apenas por discordar do campo político destes?
Tenhamos em cada um de nós o pouco do grande Florestan Fernandes: sejamos propositivos, responsáveis com nossos deveres enquanto cidadãos, levemos nossas ideias com força para avançarmos todos juntos, enquanto sociedade, sem nunca nos esquecermos das nossas origens. Façamos de Pedro Leopoldo uma cidade grande pelas suas ideias e conquistas, não precisamos ter medo do debate. #BoraConstruirPL