No dia 19 de outubro, às 20h, no auditório do Sinticomex, Pedro Leopoldo recebe o Quarteto de Cordas da Filarmônica de Minas Gerais, que está em turnê pelo estado. No programa, obras de Mozart e Villa-Lobos. A apresentação é gratuita e os ingressos (1 par por pessoa) devem ser retirados uma hora antes do concerto.
A formação mais tradicional da música de câmara ganha uma composição que reflete a sua universalidade. Formado pelo brasileiro Rommel Fernandes (Spalla), a sul-coreana Hyu-Kyung Jung (Segundo Violino Assistente), o russo Mikhail Bugaev (Viola Assistente) e o norte-americano Philip Hansen (Violoncelo Principal), o Quarteto de Cordas da Filarmônica de Minas Gerais se apresenta desde os primeiros anos da Orquestra, levando ao público as diversas possibilidades do repertório para esse conjunto de instrumentos.
No programa, está a Pequena serenata noturna, de Mozart e o Quarteto nº 3, de Villa Lobos. Apresentado pelo Ministério do Turismo, Governo de Minas Gerais e Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o concerto tem o apoio do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e da Prefeitura de Pedro Leopoldo.
Sobre a orquestra
Fundada em 2008, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais tornou-se referência no Brasil e no mundo por sua excelência artística e vigorosa programação. Seu Diretor Artístico e Regente Titular é Fabio Mechetti, à frente de 90 músicos do Brasil, Europa, Ásia e das Américas. O grupo recebeu numerosos menções e prêmios, entre eles o Grande Prêmio da Revista CONCERTO em 2020 e 2015, o Prêmio Carlos Gomes de Melhor Orquestra Brasileira em 2012 e o Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Artes (APCA) em 2010 como o Melhor Grupo de Música Clássica do Ano.
Suas apresentações regulares acontecem na Sala Minas Gerais, em Belo Horizonte, em cinco séries de assinatura em que são interpretadas grandes obras do repertório sinfônico. Tendo a aproximação com novos ouvintes como um de seus nortes artísticos, a Orquestra também traz à cidade uma sólida programação gratuita – são os Concertos para a Juventude, os Clássicos na Praça, os Concertos de Câmara e os concertos de encerramento do Festival Tinta Fresca e do Laboratório de Regência. Para as crianças e adolescentes, a Filarmônica dedica os Concertos Didáticos, em que mostra os primeiros passos para apreciar a música de concerto.