A Federação Brasil da Esperança, composta pelo Partido Verde e pelo Partido dos Trabalhadores, lançou oficialmente nesta terça, 18/6, a pré-candidatura do engenheiro Márcio Rogério (PT) à prefeitura de Pedro Leopoldo. O vice da chapa será o professor e empresário Roberto Leles (PV). O evento lotou o Spaço’s, no bairro Andyara, com a presença de apoiadores dos dois pré-candidatos, nomes importantes do PT, como os deputados estaduais Betão e Andrea de Jesus, além de pré-candidatos de cidades da região.
O presidente do Sinticomex, Wilson Sales, falou sobre as origens do partido no município, destacando que o PT nasceu para apoiar as pessoas que precisam. “O Marcio faz parte dessa construção e, inclusive, participou da nossa primeira greve, na Precon, há quase 40 anos”, lembrou. O deputado Betão, por sua vez, mostrou-se impressionado com a quantidade de pessoas que compareceram ao evento.
“Foi uma plenária com muita presença de militantes, o que já dá um impulso muito grande à candidatura do Márcio Rogério. Eu, que tenho andado o estado inteiro em eventos como este, vejo que é um bom começo, um bom lançamento de pré-candidatura, com muita gente disposta a fazer esta campanha”, declarou o deputado.
Cadu Oliveira, assessor da Secretária Nacional de Planejamento e Finanças do PT, Gleide Andrade, garantiu que a pré-candidatura de Márcio Rogério é “prioridade para o PT nacional”. “Eles mostraram sua força trazendo dois deputados, além de representantes de mais dois e trariam muito mais se não fossem os compromissos dessa época do ano”.
A presidente municipal da federação, Camila Rajão, observou que tanto Márcio quanto Roberto são trabalhadores e estão dispostos a conversar com a população e apresentar um projeto novo para a cidade. Segundo ela, “é necessário modificar a forma de se fazer política na cidade, abandonar velhos vícios de personalismo e troca de favores para se concentrar nos reais problemas e necessidades do município”.
Márcio Rogério, o cabeça da chapa, foi muito aplaudido ao dizer que iria falar muito, porque “tinha que falar”. Contou a história de sua família, que chegou a Pedro Leopoldo para trabalhar na fábrica de tecidos e disse que, apesar de não ter se filiado ao PT até este ano, é de esquerda desde a adolescência, na medida em que sempre se preocupou com a desigualdade social e com a inclusão de todos os segmentos da sociedade.
Sendo assim, garantiu que seu plano de governo será pautado pela transparência e participação popular. “Uma boa gestão é aquela em que o gestor se entende como alguém a serviço do povo”, enfatizou Márcio, citando a importância de ouvir a comunidade e estruturar o serviço público, para que ele possa ter projetos e trabalhar melhor pela população.
Sobre seu vice, Márcio afirmou que Roberto Leles é um empresário jovem, inteligente e engajado politicamente e traz a força do microempreendedor, que hoje representa mais de 80% dos empresários de Pedro Leopoldo. “Ele cresceu, caiu e se reergueu, o que é comum em quem empreende, ou seja, ele sabe como ninguém das dificuldades do pequeno empresário. Além disso, tem anos e anos na luta pelo esporte na cidade”, apontou.
Roberto Leles destacou a importância de unir os movimentos sociais: “quando começamos com a discussão sobre a candidatura, nosso principal foco era aglutinar os movimentos sociais e começar a colocá-los em destaque. Precisamos fortalecer a ala progressista de Pedro Leopoldo”. Ele complementou sua fala, dizendo que está animado para enfrentar esse compromisso e ir à luta para transformar nossa cidade.
Sobre Márcio Rogério, Roberto destacou a coragem. “Admiro muito sua atitude, porque não é fácil deixar de lado o conforto conquistado com muito suor, de uma vida trabalhando na indústria, para concorrer a uma eleição a prefeito, enfrentando dois adversários poderosos. Não é fácil mesmo, mas você não está sozinho. Estamos juntos com você nesta luta”, afirmou.
Também falaram e foram apresentados ao público os pré-candidatos da federação Brasil da Esperança à Câmara Municipal. Confira algumas fotos do evento.