A segunda edição da Escola de Formação Política (EFP) do Movimento Propl trouxe a Pedro Leopoldo neste sábado, 16/9, o ex-deputado estadual e atual secretário executivo de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Guilherme da Cunha. Ele ministrou a aula magna do evento, aberto pela historiadora Angélica Breunig, que encantou a plateia – composta, em grande parte, por jovens aspirantes à política pedro-leopoldense – com uma breve história de Pedro Leopoldo.
Em sua exposição, Angélica apontou oportunidades aproveitadas ou perdidas pela região, seja como fornecedora de alimentos para os centros mineradores no ciclo do ouro ou na industrialização – que aqui se manifestou tanto na manufatura de tecidos quanto na extração de calcário para o cimento.
Guilherme da Cunha revelou suas estratégias na primeira campanha, quando ele foi eleito pelo Novo com quase 25 mil votos, sem nenhuma experiência política anterior, a não ser como voluntário ou executivo do terceiro setor. Deixou claro que as cidades têm muito mais condições de beneficiar as pessoas do que o estado e sugeriu como bandeira para os candidatos locais ações que o governo de Minas já desenvolve, como o fim da exigência de alvará para atividades de baixo risco.
Em sua fala, ele rejeitou a polarização esquerda-direita, dizendo que é possível ser a favor ao mesmo tempo de causas normalmente atribuídas aos dois lados. Como exemplo, deixou claro que é a favor da liberdade econômica e o mínimo de intervenção do estado – bandeira emblemática dos segmentos de direita – mas votou a favor da doação de sangue por homossexuais – uma questão cara aos segmentos LGBTQIA+ e normalmente associada à esquerda.
Para finalizar, lembrou que as eleições de 2024 estão aí e apontou várias possibilidades de engajamento e participação política, como voluntariado, ongs, movimentos organizados, representações de categorias, além da política partidária. “É hora de arregaçar as mangas e fazer a diferença enquanto cidadão e comunidade”, finalizou.
Para o empresário Emiliano Braga, que é um dos fundadores do Propl, a vinda do Guilherme enriquece as ações de formação política do Propl. “E, consequentemente, contribui para qualificar a nova geração de políticos que está chegando”, disse Emiliano, destacando a importância do evento abrir espaço também para palestras como a da Angélica. “Precisamos saber mais sobre a cidade, para cuidar melhor dela”, completou.