Projeto Vitrine debate oportunidades de crescimento para a região

Projeto Vitrine debate oportunidades de crescimento para a região

Os palestrantes Décio Gomes, Myriam Tavares e Eduardo Nassif

O Projeto Vitrine é um dos pilares da formação gerencial oferecida pela EFG, a Escola de Formação Gerencial do Sebrae, mantida pela FPL Educacional. É quando os alunos do 3º ano são chamados a buscar uma oportunidade de negócio, testar sua aceitação através de pesquisa de mercado real e elaborar um projeto de implementação do empreendimento.

Para isso, os jovens empreendedores desenvolvem todos os estudos técnicos de viabilidade econômico-financeira, definindo as necessidades de investimento, estratégias de marketing, viabilidade econômica, sustentabilidade, etc, que são submetidos a bancas examinadoras internas e de empresários.

 

No Vitrine 2024, os alunos apresentaram dois projetos inovadores. O Matchbiz é uma plataforma que conecta negócios à potenciais clientes de forma rápida e eficaz, com base em perfis detalhados que atendam às necessidades específicas de cada parte. Deu match? Negócio fechado!

Já a Educamente é uma empresa de consultoria educacional e atendimentos especializados, que se dedica a transformar ambientes escolares em espaços mais acolhedores e inclusivos, promovendo a saúde mental e o desenvolvimento integral de alunos, professores e toda a comunidade escolar.

Além do projeto Vitrine, a EFG, que está completando 28 anos de atividades, oferece também os projetos Tutoria e Empresa Simulada, que propiciam a vivência prática de realidades empresariais e abrem espaço para a criatividade. “Temos 24 tutores esse ano. Os alunos do 2° ano estarão atuando na Empresa Simulada amanhã e sexta durante o Vitrine”, conta a coordenadora pedagógica da escola, Sonia Rodrigues Costa.

Este ano, a abertura oficial do evento ocorreu na Câmara Municipal, no dia 24/10, com uma mesa redonda sobre as Oportunidades de crescimento em Pedro Leopoldo e região. Os palestrantes foram os empresários Myriam Tavares, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pedro Leopoldo; Decio Gomes, fundador do DVG Grupo e o diretor da FPL Educacional, Eduardo Nassif.

As palestras

Myriam Tavares é ex-aluna da FPL e antiga parceira da instituição. Além da experiência de negociar com toda a região através da empresa de sua família, a Gráfica Tavares, a empresária traz em seu currículo pessoal uma intensa participação comunitária, que teve início na década de 1990, com o grupo Por Poções, um movimento ambiental que fez campanhas pelo ribeirão da Mata, pelo patrimônio arqueológico da região e pelo plano diretor de Pedro Leopoldo.

“Estou sempre me treinando, a gente tem que estar sempre caminhando e se preparando para entregar mais aos clientes. Não só serviços, mas também informação técnica e inovação”, afirmou Myriam. Ela destacou o fato de que a população de Pedro Leopoldo tem a maior faixa etária da região, o que traz oportunidades de negócios, como adequação tecnológica, entretenimento, serviços especializados de cuidadores, por exemplo.

“O comportamento da população mudou, as mudanças climáticas trazem desafios e oportunidades. É preciso descobrir como ser feliz em um mundo diferente”, apontou a empresária.

Décio Gomes, do DVG Grupo, trouxe ao evento sua experiência à frente da DVG Expedições, com a qual tem se proposto o desafio de subir montanhas como o Everest. “Fazer o cume é resultado de um trabalho contínuo. Às vezes, é preciso recuar, mas nunca desistir”, disse o empresário.

Acompanhado pela CEO do grupo, Kelly Teixeira, graduada na Faculdade Pedro Leopoldo, e pela especialista em Recursos Humanos Laiany Moreira, formada no Sebrae, Decio compartilhou o projeto, que inspira as pessoas a se conectarem com um propósito fazendo analogias da montanha com o mundo dos negócios. “A montanha é uma analogia perfeita para a vida pessoal, profissional e familiar, cheia de obstáculos, desafios e incertezas”, destacou o empresário.

Layane, Décio e Kelly Teixeira, do grupo DVG, com a coordenadora pedagógica da EFG, Sônia Costa

Durante a palestra, o presidente falou sobre se planejar, treinar e capacitar. Além de compartilhar três conselhos da jornada do DVG Grupo para superar os desafios profissionais: não pegar atalho, ter foco e não tomar decisões na emoção. “Começar a sonhar não é possível através de um simples piscar de olhos. É preciso planejar, dedicar e estar conectado com esse propósito”, refletiu.

Encerrando a noite, o diretor da FPL, Eduardo Nassif, reiterou a fala de Décio Gomes, ao declarar que as dificuldades pelas quais a escola passou foram oportunidades de aprendizado, que a farão crescer, atendendo a novas necessidades da região.

 

“Eu não acredito que uma cidade se desenvolva sem educação. O que estamos fazendo de diferente é crescer ao lado das empresas, indo além da tradição para promover inovação”, disse Nassif.

Ele aproveitou para falar do parque tecnológico que a FPL está implantando e que terá intensa relação com a EFG, além de foco no empreendedorismo. “Estamos resgatando um projeto de 20 anos, o Evertech que Milton Dias pensou e que terá área para startups, incubadora, aceleradora, enfim, acompanhamento e suporte para os insights dos nossos jovens talentos, para eles serem transformados em negócios que gerem emprego e renda”, concluiu.

 

 

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

CSN capacita mulheres para operar empilhadeiras

CSN capacita mulheres para operar empilhadeiras

A CSN Cimentos deu início à capacitação de operadoras de empilhadeira em Pedro Leopoldo, no último dia 04/11. O curso oferece no total 19 vagas, sendo dez para capacitação com

LEIA MAIS
Casa Verde faz 35 anos de lazanha, cerveja e rock and roll

Casa Verde faz 35 anos de lazanha, cerveja e rock and roll

A Casa Verde, pizzaria que abriu as portas na rua Nossa Senhoras das Graças em outubro de 1989, é Pedro Leopoldo em uma de suas melhores versões: a da democracia

LEIA MAIS