Quais são os desafios da advocacia no século XXI? Com este tema, o professor e Doutor em Direito Fabrício Veiga Costa fez uma palestra, no último dia 13/12, a alunos e egressos do Curso de Direito da FPL. Com o título “Advocacia do Futuro”, Fabrício Veiga debateu com a plateia questões como Ética na advocacia; o uso da tecnologia e da inteligência artificial na poder Judiciário; decisões judiciais que negam direitos à pessoas em situação de vulnerabilidade social; a importância de formação prática dos estudantes de Direito para enfrentar os desafios da advocacia e a Constituição brasileira de 1988 como fundamento para a proteção jurídica das pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Nos pontos abordados, o palestrante criticou decisões contrárias a pessoas em vulnerabilidade social, defendendo a proteção integral do Direito, de maneira a promover segurança e bem-estar a todos. Esta foi a questão que mais chamou a atenção de um dos egressos do curso de Direito da FPL, Matheus Borges, que esteve presente na palestra.
“Ele falou sobre as prerrogativas do advogado para atuar na defesa dos direitos das pessoas, dos seres humanos, marginalizados socialmente. Sabemos que a Constituição garante os direitos fundamentais do povo brasileiro, mas, na prática, milhões de pessoas estão à margem de tais garantias. O papel do advogado, de acordo com o professor Fabrício, é atuar de forma jurídica para que estes direitos sejam acessados por todos”, explicou Mateus, que é servidor público no Juizado Especial de Pedro Leopoldo.