Para comemorar o Dia do Trabalhador, a Prefeitura de Pedro Leopoldo, por meio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, promove nos dias 30 de abril (domingo) e 1º de maio (segunda), diversos shows, entre eles o do grupo Aconxego (foto), além de outras atrações e prestação de serviços na região norte e no centro. Serão oferecidos serviços de saúde (incluindo vacinação), Sine Itinerante, brinquedos para a meninada, muita música e comida boa, feirinha especial e o Programa Prefeitura Presente.
Segundo a Prefeitura Municipal, a Festa do Trabalhador foi pensada com o objetivo de trazer alegria para toda a população e todos os trabalhadores. No dia 30 de abril, domingo, em Lagoa de Santo Antonio, a programação vai das 15h às 23h, na avenida Carlos Bernardino com Espírito Santo e inclui Feirinha Especial, Rua de Lazer, serviços do Sine e shows com os artistas locais Everton Aguiar, Wenahy e Banda, Zé Flávio e Laiza Valadares.
No dia 1º de maio, na praça Tancredo Neves, centro de Pedro Leopoldo, o show com o Grupo Aconxego é a principal atração e começa às 16 horas. Antes disso, a Festa do Trabalhador, que terá início às 9 horas, terá várias atrações no mesmo local. Destaca-se a oferta de cuidados para as mulheres e os homens: serão distribuídas senhas para corte de cabelo, escova, hidratação, barba. Completam a programação serviços do Sine e ações de promoção à saúde.
Criando empregos
Segundo a Prefeitura Municipal, o Sine de Pedro Leopoldo está entre os que mais ofertaram empregos no Estado este ano. É o 4º que mais disponibilizou vagas, atrás apenas do Sine Uberlândia, Sine BH e Sine Ituiutaba. Até o dia 20 de Abril, mais 488 vagas foram cadastradas e ofertadas aos pedro-leopoldenses, através de empresas que estão se instalando no município. O Grupo Ematex é uma delas, com a implantação da Arteca Vitória Importação e Exportação Ltda, que tem a previsão de gerar cerca de 640 empregos, entre diretos e indiretos.
Em 2021 foram abertas 168 empresas em Pedro Leopoldo, em 2022 outras 198 e em 2023, até agora, foram 25. Mais quatro novas empresas têm previsão de iniciar as atividades em Pedro Leopoldo este ano. Uma filial da Britadora MFB tem a intenção de gerar 100 novos empregos, com abertura prevista para novembro de 2023. Já o CD da Loja Elétrica disponibilizará cerca de 200 novos empregos.
Outro empreendimento que deve chegar em Pedro Leopoldo é a Destilaria Lamas, que fabrica bebidas como gim, uísque e cachaça e está finalizando a regularização do terreno. Este negócio deve ofertar cerca de 80 vagas inicialmente. O projeto contempla um centro de formação e degustação, com recepção de possíveis clientes e turistas.