O antigo prédio da Clínica São João Batista, que está sem funcionar há vários anos, foi adquirido pela Prefeitura de Pedro Leopoldo. O objetivo é fortalecer o sistema público de saúde e reforçar as ações contra a pandemia do Coronavírus, diz nota da prefeitura nas redes sociais. A compra do imóvel foi negociada com os médicos proprietários, em reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 30/3.
A assessoria de comunicação não divulgou o valor da transação e nem a origem da verba a ser utilizada. Informações não oficiais apontam para a permuta de imóveis do município no negócio, o que não deve incluir a casa de Dr. Zezé, na praça Dr. Senra e atualmente abrigando o acervo do Boi da Manta. O prédio é tombado, o que reduz seu valor comercial.
Técnicos de saúde ouvidos pelo site AQUI PL apontam a localização do hospital como um ponto positivo para instalar ali um pronto-socorro para a Covid-19 e, futuramente, uma unidade básica de saúde para a região central. Mas serão necessários investimentos adicionais para colocar a antiga clínica em funcionamento, o que também não foi informado pela Prefeitura.
Em balanço publicado em sua página no Facebook, a Prefeitura informou que Pedro Leopoldo não conta com nenhum caso confirmado de coronavírus. Até o momento foram notificados 97 casos, sendo 11 descartados e 86 que permanecem em investigação. A Prefeitura de Pedro Leopoldo pede que a população mantenha o isolamento social e reforce os cuidados para evitar a contaminação.