O prefeito eleito Emiliano Braga (PP), o vice Leozão (PSD) e os 13 novos vereadores – entre eles, a única mulher, Cynthia Salomão – foram diplomados na manhã desta quarta-feira, 11/12, em solenidade no fórum da cidade. Com o diploma em mãos, eles estão aptos a assumir o mandato para o qual foram eleitos no dia 6 de outubro. Apenas o juiz eleitoral, Otávio Lomônaco, discursou no evento. Ele parabenizou os eleitos, destacou a importância da democracia e salientou a responsabilidade daqueles que, a partir de 2025, serão os responsáveis por zelar pela cidade e cuidar de sua população.
Emiliano declarou que esta é uma responsabilidade que ele assume com respeito e dedicação. “Nossa missão é, acima de tudo, servir ao povo de Pedro Leopoldo com transparência, compromisso e responsabilidade’, afirmou, em suas redes sociais.
Este é o evento que marca o fim do processo eleitoral. Já a posse, que este ano acontece no dia 5 de janeiro, marca o início do mandato. Segundo o Código Eleitoral (art. 215, parágrafo único), no diploma devem constar o nome do candidato, a indicação da legenda sob a qual concorreu, o cargo para o qual foi eleito ou a sua classificação como suplente, e, facultativamente, outros dados a critério do juiz ou do tribunal.