Pequenas aglomerações na rua, lojas com meia porta aberta, visitas aos amigos em casa e até festas são cenas que, volta e meia, vemos em Pedro Leopoldo. São sintomas de que as pessoas estão relaxando o isolamento social, justamente quando ele é mais necessário para evitar a Codiv-19. Neste momento, o melhor é só sair à rua se precisar de alimentos e remédios e sempre ficar a pelo menos DOIS METROS DE DISTÂNCIA de qualquer pessoa. Isso é válido especialmente para as crianças, que devem ficar em casa.
Outro sintoma do relaxamento é o aumento de pacientes no P.A., com problemas comuns. Um médico da unidade, que não quis se identificar, revelou ao site AQUI PL que casos simples, que poderiam ser medicados no posto de saúde, estão chegando novamente ao pronto-atendimento da cidade. Segundo o médico, já dá para notar o aumento de pacientes com dores crônicas, resfriados comuns, infecção de urina simples, entre outros quadros.
Não dá pra brincar com a saúde e uma das maneiras de protegê-la é só recorrer ao P.A. se for realmente necessário, já que ali é grande o risco de se contaminar. Fique atento aos sintomas. Febre alta e dificuldade para respirar podem significar um quadro mais sério, então tem que ir pra lá mesmo. Assim como problemas cardiovasculares ou outras viroses, como a dengue, que continuam acontecendo. As outras doenças não pararam por causa do coronavírus.