Se a eleição em Pedro Leopoldo fosse hoje, o empresário Emiliano Braga (PP) estaria eleito com 45,19% dos votos apurados no município, enquanto o ex-prefeito Angelo Tadeu (MDB) ficaria em segundo lugar, com 21,25% do eleitorado e o engenheiro Márcio Rogério (PT) viria em terceiro, com 4,22%. Este é o resultado da pesquisa contratada pelo portal Impactto de Lagoa Santa, que foi divulgada nesta segunda, 01/7, nas redes sociais do empresário. No levantamento estimulado, votos brancos e nulos somam 8,60% e não sabe ou não respondeu, 20,74%, ou seja, 30% do eleitorado pedro-leopoldense não se decidiu por nenhum dos três candidatos, pelo menos até agora.
A pesquisa foi realizada no dia 22 de junho e ouviu 593 entrevistados. A margem de erro é de 4% e a confiabilidade é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número MG-01009/2024. No levantamento espontâneo, quando não são mencionados os nomes dos candidatos, Emiliano aparece com 32,5%, seguido por Tadeu com 13,15% e Márcio Rogério com 2,12%. Ninguém, branco ou nulo somam 8,94%, não sabe ou não respondeu 42,33%, outros somaram 1,01%.
Segundo o mesmo instituto, de abril para cá, a chapa de Emiliano, que tem Leozão como vice, cresceu 9 pontos percentuais, saindo de 36,4% para 45,19%. Tadeu, com Cristiano Marião, caiu de 23,8% para 21,25% e Márcio Rogério, cujo vice é Roberto Leles, subiu de 3% para 4,22%. Entrevistado pelo portal AQUI PL, Emiliano declarou que a pesquisa nunca é o desfecho de um filme. “É um retrato do momento presente e do esforço contínuo, mas que mostra como a população acolhe o nosso grupo. Cada dia é uma oportunidade de recomeçar, como se fosse o início, com a humildade de reconhecer que o caminho é difícil e que devemos manter a fé até o fim, através do trabalho que se intensifica a cada semana”, afirmou o empresário.
Já Márcio Rogério acredita que ainda é cedo para analisar o cenário. “Gostaria de lembrar a história do melhor prefeito que Belo Horizonte já teve, Patrus Ananias, que começou a campanha com 2% das intenções de votos e, à medida que a população conheceu suas propostas para a cidade, ganhou as eleições. O placar do jogo ainda não está definido, as campanhas ainda nem começaram”, observou. “Quero lembrar que as outras pré-candidaturas estão fazendo campanha há anos, ou seja, a novidade que se coloca nesta eleição é a minha pré-candidatura, que ainda é muito recente e ainda não é conhecida pela maioria da população”, acrescentou o engenheiro.
Márcio ressaltou que um percentual significativo dos entrevistados, tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea, ainda não se definiu e que, mesmo sem colocar a campanha na rua, a candidatura petista pontuou, mostrando grandes possibilidades de crescimento. “A população ainda não teve acesso aos planos de governo dos atuais pré-candidatos e, à medida que passarem a ter acesso a essas informações, poderão escolher qual é o melhor projeto para a cidade”, afirmou.
O portal AQUI PL vem tentando ouvir o pré-candidato Angelo Tadeu desde a segunda-feira, 01/7, dia em que a pesquisa foi divulgada. Encaminhamos mensagens por whatsapp ao próprio Tadeu e à ex-prefeita Eloísa, além de políticos, jornalistas e publicitários ligados, direta ou indiretamente, à pré-campanha, mas não conseguimos contato e nem informações sobre quem responderia por seu setor de comunicação. O site está aberto para as considerações da chapa emedebista sobre a pesquisa.
Para o mestrando em Ciência Política pela UFMG, Gabriel Pezzini, algumas considerações podem ser feitas. Ele adianta que é difícil acreditar que, a cada oito eleitores entrevistados, apenas um escolheria uma tradicional liderança como Tadeu, como aponta o levantamento espontâneo. Mas salienta que, neste formato, quando não são sugeridos nomes ao entrevistado, praticamente 50% não declararam voto. “Pode ser que o eleitor esteja confundindo os nomes de Tadeu e da ex-prefeita Eloísa de Tadeu, que, por sua vez, renunciou para seu marido concorrer. E que foi substituída por Ana Paula. Isso talvez esteja embaralhando a cabeça da população”, especula o especialista.
Quanto à pesquisa estimulada, Pezzini é mais assertivo. “Eu diria que o alto percentual de Emiliano na estimulada pode refletir um desejo difuso da população por mudança”, afirma. E completa: “a elevada abstenção na pesquisa espontânea, porém, demonstra que essa predisposição ainda não se consolidou totalmente em votos e acende na base de Tadeu a necessidade de comunicar melhor as realizações da gestão de seu grupo”.