O site ConheçaMinas estampa uma matéria sobre as cidades mineiras mais bem colocadas no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) . Ou seja, dos 853 municípios mineiros, estes são aqueles que mais levam a sério três condições a serem oferecidas a seus moradores: vida longa e saudável (nascimento por mortes, saneamento básico e longevidade), acesso ao conhecimento (educação pública em todos os níveis e crianças na escola) e padrão de vida (renda e emprego).
Não se trata de pesquisa e sim de cálculos baseados em informações fornecidas pelos municípios ao Governo Estadual, que encaminha ao Governo Federal que, por fim, encaminha os dados para a ONU, que faz o cálculo. O cálculo de IDHM é feito a cada 10 anos e divulgado 3 anos depois. O próximo cálculo será feito em 2020, com divulgação prevista para 2023. Enquanto isso, vale este, feito em 2010.
A metodologia do índice foi adaptada do IDH Global pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pela Fundação João Pinheiro.
Muito alto: de 0,800 a 1;(2 municípios).
Alto: de 0,700 a 0,799;(226 municípios).
Médio: de 0,600 a 0,699;(552 municípios).
Baixo: de 0,500 a 0,599;(73 municípios).
Muito baixo: de 0 a 0,499;(nenhum município).
Pedro Leopoldo aparece em 30º lugar, o que não é uma colocação ruim. Mas fica bem atrás de Lagoa Santa (9ºlugar), Sete Lagoas e, principalmente, Nova Lima, a primeira do ranking. No ano que vem, sai uma nova classificação. Será que a nossa cidade ficou melhor para seus moradores?
Confira as melhores cidades mineiras para se viver: