Com exceção da Rede Globo, todo mundo sabe que Luzia, o fóssil mais antigo encontrado no Brasil, viveu em Pedro Leopoldo. Agora, se sabe que outro ilustre antepassado, o tigre dos dentes de sabre, um dos personagens principais do filme “A era do gelo”, também morou por aqui.
É o que revela o professor Cástor Cartelle, do Museu de Ciências Naturais da PUC, em seu artigo “O Katalógo de Lund”, sobre os manuscritos de Peter Lund, que está sendo publicado em revista científica.
As anotações analisadas por Cartelle trazem revelações sobre o primeiro fóssil do felino Smilodon Populator, conhecido como Tigre dos Dentes de Sabre sul-americano. Ele foi encontrado em 1837 na Gruta do Baú, em Pedro Leopoldo, ou seja, cinco anos antes das descobertas, até então conhecidas, de exemplares do felino em Lagoa Santa.
Isto torna Pedro Leopoldo o berço do primeiro “Tigre dos dentes de sabre”, um dos reis da pré-história mundial, que deve seu nome aos caninos grandes, crescidos para fora da boca em forma de facas. Uma descoberta que reafirma a importância de nossa cidade para a arqueologia e a palentologia mundiais; afinal aqui foram encontrados registros dos primeiros seres vivos que habitaram o continente.