O Abaporu de arame farpado de Márcio Barbosa

O Abaporu de arame farpado de Márcio Barbosa

O arame farpado é uma presença constante na obra do artista plástico Márcio Barbosa. Apesar da temática torturante, o artista é bem humorado, curioso e interessado nas coisas da vida, da cidade e do país. E, como tal, fez das formas do arame uma referência à famosa pintura de Tarsila do Amaral que é também a mais cara obra de arte do país: Abaporu, considerada símbolo do Movimento Modernista Brasileiro, que teve suas origens na Semana de Arte Moderna de 2022 – portanto, há um século atrás.

O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa “homem que come gente”. Foi pintada por Tarsila em 1928  e oferecida ao seu marido, o escritor Oswald de Andrade. Os elementos que constam da tela, especialmente a inusitada figura, despertaram em Oswald a ideia de criação do Movimento Antropofágico, que consistia na deglutição da cultura estrangeira, incorporando-a na realidade brasileira para dar origem a uma nova cultura transformada, moderna e representativa da nossa cultura.

Na pintura vemos um homem com grandes pés e mãos, o sol e um cacto. Estes elementos podem representar o trabalho físico que ocupava a maioria da população naquela época. Por outro lado, a cabeça pequena pode significar a falta de pensamento crítico, que se limita a trabalhar com força mas sem pensar muito, sendo então uma possível crítica a uma sociedade alienada. Que, aliás, é mais atual do que nunca, quando as pessoas, alheias à realidade, estão mais interessadas em discutir as platitudes do Big Brother do que o futuro do planeta em meio a um grande conflito econômico e bélico. (com informações do site História das Artes)

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

No dia 17 de agosto de 2024, foi realizado o ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

LEIA MAIS
Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

No último dia 12 de novembro, foi lançado no Hotel Tupyguá o livro de poemas Vida Breve, do advogado, filósofo e professor Aloisio Vilaça Constantino, coordenador do Curso de Direito

LEIA MAIS