A pouco menos de um ano das eleições municipais, que acontecem no dia 6 de outubro de 2024, as peças já se movem no tabuleiro político. Duas pré-candidaturas estão na fita: a do ex-prefeito Angelo Tadeu e a do empresário Emiliano Braga. O empresário já tinha o apoio do ex-prefeito e ex-deputado Marcelo Gonçalves mas, nesta semana, protagonizou uma grande surpresa: quem também veio para o lado de Emiliano e Dr. Marcelo é o vereador Leozão, do MDB de Tadeu. Uma foto dos três – Marcelo, Leozão e Emiliano – circulou pelas redes sociais, deixando clara a formação de uma nova aliança.
Leozão é uma aquisição importante. Com mais de 1.500 votos na última eleição municipal, o vereador é uma liderança consolidada na região norte, onde teve mais da metade de sua votação. Se sua vinda para as hostes de Emiliano e Dr. Marcelo se confirmar, fica uma dúvida: para qual partido ele irá no período de janela partidária? Por enquanto, Emiliano, que ainda está no Patriota, tem a seu lado o Novo e o PP, da deputada Nayara Rocha, mas deve ampliar seu apoio partidário.
Ao mesmo tempo, o ex-prefeito Angelo Tadeu, marido da atual mandatária do município, Eloísa Helena, também tratou de expandir suas bases eleitorais. Há alguns meses, trouxe para seu lado o candidato mais votado do PT em 2020, Gael Silveira, que teve mais de 900 votos, e o publicitário Douglas Issa. Os petistas estão trabalhando na prefeitura e devem se transferir para o PSB (Partido Socialista Brasileiro), que, ao que tudo indica, irá compor a futura base de sustentação da candidatura do emedebista Tadeu.
A nova presidente do PT em Pedro Leopoldo, Camila Rajão, garante que o partido terá candidato em 2024, mas não se atém a nomes e coligações. “Mais do que falar em nomes neste momento, é urgente se discutir projetos. Qual cidade nós queremos? Quais são os desafios e prioridades que Pedro Leopoldo tem? Temos alguns nomes já colocados, mas nenhum deles se apresenta para o debate, que é fundamental”, observa a petista. “O PT irá decidir democraticamente quem representará o partido nas eleições municipais do próximo ano, mas será com certeza alguém que se comprometa com o nosso projeto, que é o de uma sociedade socialmente justa e inclusiva”, acrescenta.