No dia 1° de março, terça-feira, foi celebrado o “Dia Mundial dos Catadores de Materiais Recicláveis”, uma data que nos leva a refletir sobre a importância que o trabalho dessas pessoas representa para o Meio Ambiente e como reconhecemos o papel deste catador diante da sociedade. O catador contribui para a diminuição do impacto ambiental, reduzindo a quantidade dos resíduos enviados aos aterros sanitários, o que aumenta a sobrevida dos aterros e confere aos materiais um novo ciclo de vida. Em Pedro Leopoldo, eles estão reunidos na Ascapel, a Associação de Catadores de Pedro Leopoldo.
Os catadores tiveram seu trabalho reconhecido e regulamentado como profissão em 2002, através do registro na CBO – Classificação Brasileira de Ocupações, o que representou um importante avanço na busca pelo reconhecimento dos seus direitos, apesar de ainda predominar o trabalho informal na categoria. Atrás de cada catador existe uma história de superação e determinação, muitas vezes marcadas por situações de discriminação e exclusão, mas com a esperança e persistência daqueles que nos mostram que o ser humano deve ser respeitado em toda e qualquer circunstância. É através do trabalho do catador que, com muito esforço, muitas famílias são sustentadas, que estudos são custeados e sonhos realizados.
Precisamos reconhecer a importância dessas pessoas e parabenizar a todos os recicladores por seu trabalho pelo meio ambiente. Um exemplo de sua importância na cadeia produtiva está no papel ondulado, normalmente chamado de papelão, que é usado basicamente em caixas de embalagens para transporte de produtos para fábricas, depósitos, escritórios e residências. Estima-se que atualmente mais de 70% do papelão produzido no Brasil é proveniente de material reciclado, que é recolhido pelos catadores. Com o comércio fechado no início da pandemia, não houve o recolhimento das caixas pelos catadores, o que ajudou a elevar o preço das embalagens em mais de 20%, ao lado de outros fatores como a alta do dólar e fechamento das indústrias. (com informações das redes sociais da Ascapel)