Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

Neste sábado tem ato contra o pedágio em PL

O vereador Gael e companheiros promoveram um abaixo-assinado contra o pedágio

Desde a divulgação do Edital de Concessão das rodovias do Vetor Norte (MG 424, MG 010 e LMG 800) no dia 15 de fevereiro, tanto a sociedade quanto agentes políticos da região têm se mobilizado para impedir a instalação de 12 praças de pedágio, atingindo ao menos 13 municípios diretamente, entre Sete Lagoas e Belo Horizonte.

Neste contexto, está sendo organizando um ATO CONTRA O PEDÁGIO neste sábado, dia 25/4, às 9h da manhã, no sinal da Rua Comendador Antônio Alves com rua Herbster. Segundo os organizadores, será um ato pacífico e com a intenção de chamar a atenção de toda população para o projeto do governador Romeu Zema, além de reivindicar a revogação completa do edital de concessão.

Neste período, foram promovidas várias movimentações contrárias a esta instalação. Entra elas, audiências públicas com ampla participação popular, sendo que nenhuma promovida pelo Governo: três foram feitas pela Assembleia Legislativa, além das realizadas nas Câmaras Municipais de Pedro Leopoldo, Belo Horizonte, Vespasiano, Matozinhos e Sete Lagoas.

O vereador Gael Silveira (PT) fez uma moção de repúdio contra a instalação dos pedágios, além de representações para que o Governo do Estado revogue imediatamente o edital sobre o pedágio no Vetor Norte. Ele também pediu que a presidência da ALMG paute de forma urgente a PEC 49/2025 (que proíbe praças de pedágio na região metropolitana e tem a Deputada Bella Gonçalves, do PSOL, como primeira signatária) e o PL 3345/2025 (de autoria do Deputado Betão, do PT) e que o Tribunal de Contas do Estado analise o edital e dê seu parecer.

A denúncia no TCE, apresentada em conjunto com as deputadas e deputados do bloco de esquerda da Assembleia Legislativa, já deu resultados. Após ter sido acolhida pelo Presidente do Tribunal, Durval Ângelo, o Conselheiro Agostinho Patrus foi escolhido como relator e já determinou um prazo para que o Governo estadual apresente explicações. Entre as exigências apresentadas pelo TCE, estão a apresentação de estudos técnicos que justifiquem a modelagem da licitação, bem como informações sobre tarifas, viabilidade ambiental e investimentos.

“A instalação das praças de pedágio irá praticamente ilhar Pedro Leopoldo, com cobranças abusivas para qualquer deslocamento, seja trabalho, lazer ou mesmo uma consulta médica. Com essa proposta, serão mais de 13 reais para ir e voltar de Belo Horizonte; mais de 12 reais para Sete Lagoas; mais de 6 reais para Matozinhos, São José da Lapa ou Lagoa Santa; mais de 4 reais para o Aeroporto; dentre outros destinos”, esclarece Gael.

“O resultado disso é um custo de vida mais caro, com um possível aumento no preço do comércio, dos insumos, prejudicando tanto o trabalhador quanto o comerciante. E um isolamento da cidade de Pedro Leopoldo frente ao restante do Vetor Norte”, acrescenta o vereador.

 

Redação

ARTIGOS RELACIONADOS

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

Comunidade avalia os 100 primeiros dias de Emiliano na prefeitura

AQUI PL apresenta um resumo da prestação de contas da nova administração, seguido das opiniões de alguns de seus leitores, que responderam a uma única pergunta: como você avalia o início da nova administração?

LEIA MAIS
Nikolas Ferreira em PL mobiliza admiradores, políticos e moradores de rua

Nikolas Ferreira em PL mobiliza admiradores, políticos e moradores de rua

Entre exclamações de “Viva o Brasil” e “Como ele é bonitinho!”, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL), campeão de votos e estrela das redes sociais, foi ovacionado por um entusiasmado

LEIA MAIS