A economia brasileira foi pro saco por causa do Corona. Milhões perderão os empregos, empresas vão demitir e fechar, vai ter gente passando fome, o apocalipse chegou. É verdade isso?
Bicho, deixa eu falar um negócio: a economia do país tá indo de mal a pior já faz um tempo. Nem vou colocar data, porque aí vão aparecer os limitados pra falar “foi fulano quem começou”. Pesquise aí os números da maior economia da América Latina. É, bicho, estamos ferrados já faz um tempo. Não é de agora, o Brasil tá perdendo mercado e condições já faz mó tempão.
O vírus agrava as coisas? Sim, mas é interessante observar que tanto no organismo infectado quanto na sociedade, o vírus faz a mesma coisa: piora o cenário. Não é o Coronavírus que tá matando, bicho. Ele tá causando a piora de cenários existentes, problemas respiratórios, pneumonias, etc. Na sociedade, a mesma coisa! Olha só que maluquice! O Corona está amplificando aquilo que já estava acontecendo.
Economia em frangalhos, moeda totalmente desvalorizada, lucros exorbitantes para grandes corporações, ricos cada vez e mais facilmente ricos e pobres cada vez mais pobres, gente perdendo emprego e gente passando fome. Tudo isso já estava aí. Até você, que tá aí lendo esse texto com birra, porque sabe que eu sou de esquerda, até você sabe disso. O país já tava no canto do ringue, apanhando igual vaca na horta.
O Coronavirus é o pretexto perfeito pra quem fez essa merda toda. “Olha, a sua vida tá toda fudida, mas foi culpa do vírus, foi culpa do chinês que comeu morcego, foi culpa do comunismo”. Sacou? Percebeu a malandragem da jogada, gafanhoto?
Para quem não procura informação (ou busca conhecimento, né, Bidu), tudo isso pode ser novidade, mas pra quem tá pelo menos tentando acompanhar o desenrolar dos fatos, não tem surpresa. A gente já sabia que estava entrando na nossa maior crise. A gente já sabia que nossas reservas estavam sendo torradas, e essas reservas agora fazem falta pra ajudar o povo a ficar em casa sem passar fome, ajudar as empresas a não fechar. Só que vai fechar pequena empresa, média empresa. Os grandes conglomerados não vão nem sentir coceira no nariz, porque já estão sendo salvos faz tempo.
Seu emprego, gafanhoto, já estava por um triz antes, não é o vírus, não é o isolamento. O vírus só vai servir de desculpa pra quem já estava ferrando a sua vida, entende?
Sabe o certo? Ficar em casa, de boa. Jovens fortes e atléticos, velhos, crianças, não importa, é todo mundo em casa. O vírus usa qualquer um como cavalo de troia. Ele simplesmente monta nas costas do caboclo e vai até onde quer chegar, e foi assim que ele viajou pelo mundo. Então, o correto é ficar em casa e não servir de cavalo pra doença.
Se a economia e seu emprego forem pro espaço, a culpa não é do isolamento, é dos governos que não fizeram o que era necessário, que não fizeram o correto. E que, aliás, nem copiaram o que outros países estão fazendo para que as pessoas tenham condições de ficar dentro de suas abençoadas casas, enquanto essa crise não passa.
Bora pensar nisso?
E, por favor, se mesmo assim quiser sair, entenda: alguém vai pagar por isso, infelizmente.