Ano passado, estava cada um de um lado nas eleições municipais. O pessoal do PL Solidária apoiando o PT, o Kelsen concorrendo a vice-prefeito pelo Psol, o Propl cerrando fileiras com o Patriota de Emiliano Braga e Constantino no Democratas mostravam claramente o embate democrático entre esquerda, direita e suas várias nuances. Nesta terça, 15/06, todos mundo se encontrou na mesma sala para tratar de um assunto muito sério: a proteção contra a Covid-19 dos pedro-leopoldenses que utilizam o transporte coletivo.
O projeto Busão do povo, conduzido pelo advogado Kelsen, recebeu da Pruftechnick MGS e do movimento Propl, através de Emiliano Braga e Constantino Leão, a doação de 200 máscaras modelo KN95, que serão distribuídas, juntamente com cestas básicas e kits de higiene, à população em situação de vulnerabilidade – através da iniciativa PL Solidária, que tem à frente os petistas Camila Rajão e Gael Silveira. Elas também serão distribuídas, acompanhadas de cartilhas de orientação, em ações na rodoviária de Pedro Leopoldo.
“É a cidade toda se unindo para proteger a população”, comemorou o empresário Emiliano Braga. “Nessa primeira leva, são 200 máscaras, mas estou conversando com outros empresários, para dobrar este número nos próximos dias”, revelou. Para Kelsen Ribeiro, a ação é fundamental neste momento em que vivemos uma das piores fases da pandemia. “Se questionarmos quais medidas estão sendo tomadas para frear o avanço da doença, infelizmente não veremos as políticas públicas de prevenção que necessitamos, principalmente no transporte coletivo, o que tem sido negligenciado. Esta é uma medida imediata que, apesar de não ser a solução definitiva, pode salvar muitas vidas”, afirmou o advogado.
Os respiradores modelo N95, como são chamados nos EUA; KN95 (China) ou PFF2, como são certificados pelo Inmetro no Brasil, são os modelos mais eficientes para proteção individual, já que têm uma capacidade maior (94 a 95%) de filtrar os aerossóis e reduzir a contaminação pelo ar. “Estas máscaras têm um valor médio de 7,00 a 8,00 no mercado, mas é um investimento que vale muito, muito a pena”, aponta Emiliano.
Elas contêm material filtrante capaz de capturar partículas, inclusive aquelas pequenas demais para serem vistas a olho nu. Em uma de suas camadas filtrantes, elas têm tratamento eletrostático, que atrai as minúsculas partículas invisíveis. Desta maneira, elas não chegariam às via aéreas de quem usa e também não seriam expelidas para o meio ambiente caso o usuário estivesse contaminado. Elas podem ser reutilizadas algumas vezes, depois de um período “descansando” ao ar livre e na sombra. Mas não podem ser lavadas ou higienizadas com álcool.