O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério de Educação (MEC), divulgou, na última terça-feira, o IGC (Índice Geral de Cursos), que avalia a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação das instituições de ensino no Brasil. Mais uma vez, a Fundação Pedro Leopoldo (FPL) ficou com a nota máxima, se destacando entre as seis melhores de Minas Gerais.
No total, 54 das 2022 instituições avaliadas receberam o conceito máximo. Dessas, 39 são da região Sudeste e seis de Minas Gerais: Universidade Federal de Lavras – UFLA, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Universidade Federal de Viçosa – UFV, Faculdade de Pedro Leopoldo – FPL, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia – Faje e Instituto Nacional de Ensino Superior e Pós-graduação Padre Gervásio – Inapós.
O vice-presidente da fundação e coordenador dos cursos de Graduação da FPL, Aloisio Vilaça Constantino, explica que o Inep cuida da avaliação de todas as instituições de ensino do país. O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador do Inep que avalia o funcionamento de todas as universidades do Brasil, inclusive com visitas periódicas, e observa critérios como número de doutores, desempenho do Mestrado, acessibilidade, avaliação dos alunos no Enade, entre outros. Ao final, as instituições recebem uma pontuação que vai de 1 a 5. “A FPL é uma das que preencheram todos os requisitos e teve nota máxima”, informa Constantino.
Para o diretor-geral da FPL, Eduardo Nassif, esse é o reflexo de uma faculdade que tem tudo para retomar seu caminho rumo à formação de profissionais éticos e competentes em nossa região. “Parabéns a todos os professores, funcionários e amigos que contribuíram ou que ainda contribuem com seu trabalho para o crescimento da FPL ,que está entre as melhores instituições de ensino de Minas”, afirmou.