A prefeitura de Matozinhos confirmou o primeiro caso de coronavírus na cidade vizinha. Trata-se de um homem de 48 anos, que esteve em São Paulo, teve sintomas leves e cumpriu quarentena de 14 dias, segundo informações do site Por dentro de tudo.
O prefeito Antonio Divino assinou decreto na última sexta-feira, flexibilizando o funcionamento do comércio. A partir desta segunda, 6/04, só estariam impedidos de abrir bares e restaurantes, cursos de informática e idiomas, academias, boates, clínicas de estética, além de eventos culturais, religiosos e esportivos. O restante poderia funcionar no horário de 9 às 17 horas.
Com a confirmação do primeiro caso e possíveis contágios a partir dele, é possível que a prefeitura volte atrás e endureça as regras de isolamento. As autoridades de saúde, baseados em dados epidemiológicos, consideram que as próximas semanas – até o fim de abril – definirão a dimensão da pandemia no país.
Assim sendo, é possível que, mesmo aberto na cidade vizinha, o comércio dificilmente terá movimento e, consequentemente, clientela. Os cidadãos não sabem se terão emprego e renda nos próximos meses e estão apertando o cinto como nunca. A maioria da população apoia o isolamento e, por mais que isso a sacrifique, continuará em casa para se proteger da Covid-19.