O livro Arte e Cultura em Pedro Leopoldo: Centenário, saberes e encantamentos, que tem como organizadores os acadêmicos pedro-leopoldenses Eduardo Duarte, Georgina Vieira e Ivan Domingues, foi apresentado em versão preliminar pela Gráfica Tavares a seus “personagens”. Foram realizadas duas reuniões com o objetivo de obter a aprovação dos textos pelos agentes culturais, procedimento que precede a revisão dos organizadores e a impressão do livro.
“Os feedbacks verbais e por escrito sobre a importância desse primeiro recenseamento das artes e da cultura em nossa cidade é uma grande inspiração”, observa Georgina, ressaltando a riqueza das expressões artísticas pedro-leopoldenses. Reunidas no livro, elas vão de Gleison Túlio ao Boi da Manta, das Paulas bailarinas a Núbia Albano, da banda Cachoeira Grande a Piolho, de Jhon Harley a Ângelo Issa, de Carol Malaquias e Amélia Passos a Márcio Barbosa e Rafinha, incluindo Marcos Lobato, José Issa, as guardas de Congado e as folias de reis, entre várias.
Os organizadores já estão em busca do patrocínio para a impressão da obra e planejam um lançamento em grande estilo, para o qual os próprios participantes estão trazendo novas ideias e a disposição de colaborar com o próprio ofício. Ou seja, podemos esperar um grande evento, com muita música, dança, teatro, mas principalmente a alegria, a criatividade e o talento dos representantes da nossa arte e cultura.