
O Laiite e a FPL Educacional iniciaram uma parceria através do setor de extensão universitária da escola. Os alunos do curso de Direito da FPL realizarão, mensalmente, durante o primeiro semestre de 2025, o Diagnóstico do Departamento Jurídico do Laiite. A iniciativa funciona como mão dupla. Por um lado, a FPL fortalece seus projetos de extensão através de ações no Terceiro Setor. Ao mesmo tempo, o Laiite amplia a assistência jurídica para as questões que envolvem idosos que são residentes em instituições de longa permanência.
Oito alunos estão inscritos no projeto: Alexandre Pinheiro, César Moreira, Emanuelly Rizzuto Silva, Gilmar Santos, Isabela Utsch, Maria Júlia Araújo, Thais Fonseca e Tiago Machado. A Coordenadora do Setor Jurídico do Laiite, a advogada Vitória Fachin, observa que o projeto proporciona um olhar mais abrangente sobre várias questões.
“Cinco alunos da FPL vão se reunir com o Laiite para poder analisar pautas específicas, como a curatela dos idosos, a questão trabalhista, entre outras, em quatro reuniões. Ao final, teremos um diagnóstico propondo as melhores soluções, o que irá realmente transformar o setor jurídico, para que ele trabalhe de maneira mais eficiente”, diz Vitória. Ela também destaca o fato de que a parceria traz a sociedade civil para dentro do Laiite, em especial os jovens, que serão sensibilizados a uma nova postura diante de questões como a das pessoas idosas em situação de vulnerabilidade.
PROJETO FPL CIDADANIA
A parceria entre a FPL Educacional e o Laiite faz parte do projeto FPL Cidadania, cujo objetivo é fortalecer o compromisso social da Fundação ao apoiar questões sociais locais e regionais, além, é claro, de aprimorar a formação acadêmica através da pesquisa e da extensão.
“Desta maneira, estamos incentivando a comunidade acadêmica a atuar na promoção do desenvolvimento humano, econômico, social e cultural, contribuindo para a formação interdisciplinar, cidadã, crítica e responsável dos discentes da FPL”, explica o vice-diretor da instituição, Aloisio Vilaça Constantino.
“Em ações como a parceria com o Laiite, ao inserir os estudantes no contexto das organizações do Terceiro Setor, estamos atuando diretamente na melhoria da prestação de seus serviços, beneficiando a comunidade como um todo”, conclui.
O programa já dá seus primeiros passos. Através dele, a FPL está firmando parcerias com entidades sociais, do poder público e da iniciativa privada para desenvolver projetos que atendam à sociedade. É o caso do Clube do Livro com a Funjohs (que atende crianças e adolescentes em situação de risco); o projeto de gestão da Ascapel, que reúne os catadores de material reciclável e a parceria com a Escola do Legislativo da Câmara Municipal. Com o Laiite, além do diagnóstico do departamento jurídico, está prevista uma pesquisa sobre Velhice em Pedro Leopoldo, que irá fundamentar futuras ações da instituição. Estes projetos têm como eixos principalmente consultoria, assessoria, capacitação e pesquisa, envolvendo professores, alunos e voluntários no atendimento a demandas fundamentais para a comunidade.