Imagine se o prédio da Copasa cair e levar junto reservatório de 900 m3 de água

Imagine se o prédio da Copasa cair e levar junto reservatório de 900 m3 de água

O escritório operacional da Copasa, na rua Arthur Malloy, a famosa subida da Copasa, está em petição de miséria. A denúncia dos funcionários da empresa sobre suas péssimas condições já fez três anos e a estrutura, desde então, está escorada com estacas de eucalipto e corre o risco de cair, já que as ferragens estão oxidadas. Com o prédio, base de trabalho de 25 funcionários, pode vir abaixo o reservatório de 900 m3 de água, que abastece o centro de Pedro Leopoldo. E, naturalmente, tudo que estiver abaixo do morro, vai ser levado junto.

Esta pode ser a típica tragédia anunciada. Aquela que, quando acontece, todo mundo diz que não podia prever. Neste caso, é só conferir as fotos pra ver que o desmoronamento do imóvel é uma possibilidade concreta. O prédio é de 1974, quando a concessionária de água ainda era a Comag. Segundo boletim de 10/01 do Sindágua, sindicato da categoria que fez a denúncia no ano passado, as irregularidades no edifício foram confirmadas em perícia técnica realizada pela própria Copasa no ano passado. O laudo apontou a fragilidade da estrutura e o risco de colapso estrutural, mas nada ainda foi feito.

O site AQUI PL tentou entrar em contato com a Copasa, no dia 12/01, através dos telefones 3250-1750 e 99629-3609, além de mandar uma mensagem para o email imprensa@copasa.com.br. Esperamos por dois dias e não tivemos resposta.

Pocurada pela Folha de PL no dia 20/01, a assessoria da empresa respondeu que “o que seu escritório em Pedro Leopoldo atualmente passa por reformas. “Até a conclusão, os empregados foram realocados para uma outra unidade, que também passou por intervenções de melhorias”.

Em relação ao reservatório, a companhia esclarece que: “a estrutura está apoiada no solo e que é diariamente monitorada por um engenheiro, que avalia as condições de estabilidade, as quais não apresentam indícios de alteração”. 

A empresa esclarece ainda que constantemente os empregados são orientados quanto às práticas de segurança.

Até hoje, 20/01, o email do site AQUI PL não foi respondido.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

Pedro Leopoldo faz festa nos 101 anos de emancipação

Pedro Leopoldo faz festa nos 101 anos de emancipação

Os 101 anos de Pedro Leopoldo estão sendo comemorados em grande estilo. Ontem, dia 26/1, as festividades incluíram a Corrida do Circuito das Cidades, o Passeio Ciclístico e o Campeonato

LEIA MAIS
Aluno e professora de PL se destacam em olimpíada nacional de Matemática

Aluno e professora de PL se destacam em olimpíada nacional de Matemática

O aluno Caio Maximiano Martins, da Escola Estadual Imaculada Conceição, recebeu a medalha de prata da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Com ele, foram premiados sua professora

LEIA MAIS