Um concurso de redações para manifestar sonhos e discutir o conceito de sustentabilidade durante o período mais desafiador para as atuais gerações – e, por isso mesmo, uma das ações educacionais mais importantes que aconteceram em Pedro Leopoldo nesta pandemia. Através do concurso, a Escola Estadual Imaculada Conceição convidou seus alunos do ensino médio, que há quase um ano e meio estudam remotamente, a estampar em textos suas esperanças e aprendizados na busca de um mundo melhor.
A ideia foi da coordenadora Silvânia Assis, que teve todo o apoio de suas colegas Deise Tatão (coordenação do turno vespertino) e Claudia Quirino (noturno), ao lado dos professores Eliane Matilde, Edinha, Fabiana, Thaynara, Rose, Warley e Edgard.
“A escrita, ao longo da historia, sempre foi algo valioso e importante para a construção e revelação do modo de vida de cada tempo e espaço, passado, presente e futuro”, diz Silvânia. É também, segundo ela, um importante instrumento de avaliação do conhecimento, que possibilita a reflexão, a organização, a análise e a coerência sobre determinado assunto, além de despertar os sentidos de cada sujeito.
“Sendo assim, é necessário que a escola promova a sua prática e desperte os estudantes ao gosto pelo ato de escrever. Ficamos muito felizes com o interesse e participação dos alunos da escola e o envolvimento e compromisso de todos os profissionais”, comemora a coordenadora.
Quase 200 alunos participaram do concurso, com trabalhos em forma de conto e dissertação. No primeiro ano, os contos tiveram como tema “Qual sonho que você quer sonhar?”. Já os alunos dos últimos anos do segundo grau foram chamados a escrever dissertações sobre proteção ao meio ambiente e seus reflexos no futuro do planeta, através do projeto “Sustentabilidade sem demora”.
“É preciso despertar, cada vez mais, o senso de responsabilidade ambiental em todos nós. É o caso de se perguntar: tenho cumprido bem o meu papel para a efetivação da sustentabilidade no Planeta Terra? A partir daí, só haverá um caminho em seu cotidiano: ser o próprio autor da sustentabilidade”, observa a professora Eliane Matilde. Entre as fontes de informações usadas pelos alunos, estão as matérias publicadas pelo site AQUI PL, dentro do projeto PL Sustentável.
Os vencedores foram:
. Larissa Silva Marques, sala 312 / matutino
. Lidyanne Maria Reis Marques, sala 118 / matutino
. Simara Souza Santos, aluna do 3°EJA 3 / Noturno
. Natan Vitor Machado, sala 216 / matutino
Com uma história surpreendente de superação, Natan demonstrou estar atento à necessidade de uma consciência ambiental sustentável que atravessa diversas esferas organizacionais. “Sejam empresas, sejam pessoas, todos têm suas responsabilidades com o planeta”, sustenta.
De acordo com Larissa, é preciso acreditar no próprio potencial e correr atrás dos sonhos. “Todos somos capazes de conquistar o que queremos, basta acreditar e lutar. Sou grata por participar e ter sido um dos ganhadores desse projeto tão importante. Como dizia Nelson Mandela, “a educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”, afirmou.
Já para Simara, o concurso foi um incentivo para não desistir de seus objetivos, mesmo diante das maiores dificuldades. “Não desisti pelos meus filhos, não desisti por mim. Eu acredito que o estudo nos dá o melhor prêmio, pois o conhecimento é fundamental em nossas vidas. O melhor prêmio foi ter o carinho e reconhecimento de cada um. Amei ter participado, amei os bombons, amei rever a escola e amei rever minha professora juntamente com os demais. Nunca é tarde para acordar o que está em nosso coração”, festejou a estudante
A premiação aconteceu na quarta-feira, 07/07, no Imaculada, obedecendo a todos os protocolos de distanciamento social. Os vencedores ganharam cestas de chocolates e todos os participantes tiveram um certificado.