Audiência pública sobre Petrocity: hora de tirar dúvidas sobre o projeto

Audiência pública sobre Petrocity: hora de tirar dúvidas sobre o projeto

(foto petrocity.portos)

Um evento que reuniu empresários, políticos e a comunidade em um mesmo propósito: debater um projeto que pode gerar empregos e girar a economia da região. Este é o objetivo da Audiência Publica que aconteceu nesta terça, 13/11, no auditório do Lanagro, reunindo representantes do empreendimento Petrocity, da Prefeitura, da Câmara e de várias instituições da sociedade civil, incluindo AV Norte, AC Minas, Granbel, AMM, OAB, Associação Comercial e CDL, clubes de serviços, entre outros. Tanto o prefeito Marião quanto o presidente da Câmara, Paulinho da Farmácia, receberam a presença maciça da comunidade – ambos passaram a última semana visitando entidades representativas dos vários setores da comunidade e convidando para o evento, que acontece hoje a partir das 18 horas. O comparecimento foi substancial: afinal esta era uma oportunidade não só de conhecer o projeto, como também de saber o que ele pode trazer de bom para a região.

Na visão de Marião e Paulinho, o empreendimento que soma porto e ferrovia tem potencial para alavancar a economia do Espírito Santo e de Minas Gerais e, em especial, do vetor norte. Marião recebeu no mês passado o Diretor da Petrocity, José Roberto Barbosa, a quem solicitou a inserção de Pedro Leopoldo no projeto que envolve a construção de um porto seco no Aeroporto de Confins, além de investimentos para ligar a BR 040 à MG 424 e da Ferrovia ES/MG, ampliando o setor logístico e a geração de empregos na cidade.

“A ideia é conversar com diversas pessoas da sociedade civil e juntos formarmos comissões para atuar de forma concisa para que Pedro Leopoldo possa sair na frente de outras cidades que também irão pleitear serem uma das sete Unidades de Transbordo e Armazenagem de Cargas (Utacs) da Petrocity. Temos que mostrar para estes empreendedores a excelente situação geográfica da nossa cidade e tudo o que temos de positivo para que eles vejam os reais motivos para se instalarem aqui. Isso será de grande valia para a cidade e vamos lutar até o fim pra conseguir. E com ajuda de todos, será mais fácil”, explicou o Prefeito.

Paulinho da Farmácia ressalta a importância de unir o poder público, empresários e comunidade para entender o que um parque logístico traz de desenvolvimento econômico, incluindo a importância de se criar um Armazenagem de Cargas (Utacs), considerando estrutura e localização, o que pode representar um fortalecimento substancial da economia no município. “Tanto a ferrovia quanto o porto são grandes oportunidades de retomada do crescimento de diversas cidades, incluindo Pedro Leopoldo, impactando diretamente na arrecadação e gerando novos negócios e empregos em seu trajeto”, reforçou Paulinho, que conduzirá a audiência.

“Quero agradecer ao Prefeito Marião e ao Paulinho da Farmácia pelo convite para este encontro e para a audiência. Nosso maior objetivo é trazer o Atlântico em definitivo para Minas Gerais, através de interiorização e integração do modais do Porto de São Mateus, Estrada de Ferro Espírito Santo/Minas Gerais e as Utacs disponibilizadas desde São Mateus até Sete Lagoas, chegando até o Aeroporto de Confins. Uma integração que poderá efetivamente aumentar e melhorar a distribuição de renda e a qualidade de vida dos habitantes e do município da região impactada”, comprometeu-se o diretor do empreendimento, José Roberto Barbosa.

A  expectativa de investimentos gerados pelo projeto é de R$ 14 bilhões com verbas 100% privadas, o que iria gerar, segundo os cálculos dos empreendedores, mais de 3.500 empregos formais em Minas Gerais e outros 1.000 no Espírito Santo. Para o prefeito Marião, a Petrocity é um projeto para o futuro de Pedro Leopoldo. “Espero que a sociedade compareça à audiência porque iremos falar de uma estrutura econômica que pode ser a redenção das finanças de Minas Gerais, pelo corredor de negócios internacionais que vai criar. Pedro Leopoldo tem muito a ganhar e vamos até o fim para inserir nossa cidade nos benefícios desse projeto”, finalizou.

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

O Parque de Exposições foi palco da 30ª edição do Churrascando da Asep -Associação dos Engenheiros de Pedro Leopoldo, realizada no último sábado, 28/9. Como em todos os anos, o

LEIA MAIS
Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

O Bloco do Gão estreia neste sábado, 14 de setembro, no restaurante Estação, trazendo consigo uma proposta inovadora, que une a tradição do carnaval com uma experiência artística e sonora

LEIA MAIS