Estava uma manhã muito agradável hoje.
Por coincidência, quando eu depositava os sacos de lixo na rua para o recolhimento da Limpeza Urbana, uma catadora de material reciclável caminhava em direção ao descarte para recolher o necessário. Observei-a apressada e sorrindo. O saco que trazia para transportar o material é enorme, já bem surrado pelo desgaste natural do dia a dia, de rua em rua, à procura de tudo que possa ser reutilizado, reciclado. Ela não demonstrava tristeza alguma em seu olhar. Seus movimentos eram livres. Ela me disse:
– Não estou saindo todo dia para recolher. Ah, com essa chuva né?
Pedi para ela aguardar um pouco e fui buscar mais material plástico. Havia muitos, recipientes de sabão e sabonete líquido, álcool em gel, água sanitária, cremes…
Quando ela viu todo aquele monte de material plástico bem à sua frente, ficou feliz e agradecida. Pegou com carinho as coisas e colocando-as uma por uma no saco, parecia fazê-lo em prece. Eu ganhei boas energias, vibrações positivas espalhadas por aquela mulher cheia de disposição para vencer a vida. Por todas as ruas que ela passou, acredito que tenha sido assim, um agradável prazer em viver e ser capaz de contribuir com a preservação do Planeta, trabalhando com satisfação, promovendo harmonia, espalhando paz.
Mas só há pouco fiquei sabendo que hoje é o dia deles, dos catadores de material reciclável. Um dia dos trabalhadores que movem um planeta inteiro em uma rotina indispensável pela sustentabilidade. Este é um trabalho realizado por mais de 15 milhões de pessoas em todo o mundo ou seja, segundo o Banco Mundial, cerca de 1% da humanidade coleta, tria e recicla os resíduos gerados pelas cidades.
Sem eles, o que seria de nós? Nós que somos um coletivo e nos achamos egoístas tantas vezes. Nós que muitas vezes não separamos o lixo, não tratamos com carinho também o que pode servir, o que pode ser útil para todos, para a preservação ambiental, para o sustento de famílias, para a vida.
Por todos os dias, em especial por este, parabéns às catadoras e aos catadores de materiais recicláveis. Gratidão por todo o cuidado ambiental que tão bem executam e pelo bem que fazem ao mundo.
Uma homenagem à Ascapel, única associação de catadores de Pedro Leopoldo
A partir deste texto, o site AQUI PL inaugura uma nova seção – PL Sustentável – dedicada ao meio ambiente e sua proteção. Acompanhe.