Habemus piloto! A cidade fez sua escolha

Habemus piloto! A cidade fez sua escolha

Artigo de André Santos

Saudações joviais, leitores da Aqui PL, tudo em ordem?

É isso, leitores: habemus piloto! A cidade fez sua escolha, e eu diria que foi um tanto quanto eloquente, na hora de se pronunciar. O jovem Emiliano Braga, que já havia feito uma estreia considerável no cenário político municipal em 2020, chegou com pompa e circunstância ao cargo de Prefeito e vai pilotar nosso teco-teco ditoso e progressista pelos próximos quatro anos.

Emiliano trouxe para o centro do debate algumas discussões bastante pertinentes, como a necessidade de modernização dos processos administrativos municipais, a aplicação de conceitos já bastante difundidos na iniciativa privada e um enfoque bastante significativo em torno de priorizar o lado humano das relações públicas, algo que eu, como servidor público, percebo que tem passado ao largo.

Houve um debate acalorado em torno da experiência em relação a juventude. Talvez esse tenha sido o momento mais interessante das campanhas, porque se tem uma coisa que não se ganha em bingo é a tal da experiência, que é algo que não vende no AliExpress (e se vendesse, seria taxado). Ninguém se torna experiente em qualquer coisa na vida sem antes fazer a tal coisa. Até quem é experiente começou de algum lugar, imagino, e se alguém lembra de alguma coisa que dá pra ficar bom sem praticar, por favor, me conte.

Um outro ponto que me chamou a atenção no processo eleitoral desse ano foi o festival municipal da reconciliação. Eram carreatas e mais carreatas carregadas com a paz e a concórdia, quando personagens que até outro dia estavam praticamente se estapeando, de repente apareceram num climinha tão pacífico que parecia Woodstock. Era de Aquarius, só pode ser. E John Lennon se achando, quando cantou “Give peace a chance”… tsc, tsc, tsc…

Enquanto isso, do outro lado do tabuleiro, um enorme contingente de apoiadores se acotovelava pra aparecer mais nas fotos da campanha. Parecia a plateia do Silvio Santos se espremendo toda pra pegar o aviãozinho. Era um empurra empurra monumental, só faltava a banda do Boi da Manta lá no meio, alguém segurando uma corda e pronto, teríamos um belíssimo carnaval fora de época! Tinha 3×4 da campanha com dezoito pessoas, simplesmente um luxo!

Fato é que a cidade falou em alto e bom som que deseja experimentar um jeito diferente de fazer as coisas, e agora, carregando nos ombros o peso enorme de uma votação estrondosa, está o jovem Emiliano Braga. Terá ele na administração pública o mesmo êxito de sua carreira na iniciativa privada? Conseguirá implementar suas várias propostas? Terá sucesso na difícil e espinhosa tarefa de satisfazer os anseios das mais variadas figurinhas que colaram nele durante essa campanha, várias delas já bem carimbadas? Conseguirá manter o penteado impecável no meio do furacão que é administrar esse nosso cantinho? Não sei, não tenho respostas, e tentando encontrá-las no tarô, as cartas não me disseram nada além de um “vai vendo”.

Torço imensamente pelo sucesso dessa jovem liderança. Espero que consiga, de verdade, guiar a cidade ao encontro de uma realidade mais moderna e bem sucedida. Qualquer que fosse o vencedor da disputa, seria esse mesmo o desejo, porque a essa altura do campeonato, se ele acerta é bom pra todos nós, e se erra, é a gente que toma na testa. Boa sorte ao novo prefeito, porque sem qualquer dúvida, ele vai precisar!

André Santos

André Santos é funcionário público

ARTIGOS RELACIONADOS

A PRIMEIRA SESSÃO DE CINEMA: FOTOGRAMAS

A PRIMEIRA SESSÃO DE CINEMA: FOTOGRAMAS

Trailer Dos tempos do Cine Marajá, trago o grande amor pelo cinema, a compreensão instintiva de sua linguagem e a gratidão pelo seu (do Marajá) magistral papel que desempenhou no

LEIA MAIS
Pedro Leopoldo: metade é candidato, metade é alvo

Pedro Leopoldo: metade é candidato, metade é alvo

E lá estou eu, descendo a Magalhães… atravessada a linha, paro no sinal fechado e aguardo tranquilamente minha vez de seguir viagem. Ainda restam vários segundos, enquanto ouço “Eu vou

LEIA MAIS