A FPL Educacional mais uma vez foi considerada umas das melhores instituições de ensino do estado. Este ano, o MEC classificou a faculdade pedro-leopoldense como uma das seis melhores de Minas e a melhor do vetor norte.
Esta tradição de excelência não é de hoje. Vem desde a fundação da escola que, há quase sessenta anos, coleciona os melhores números em avaliações de desempenho, tanto para a instituição e seus professores, quanto e principalmente para seus alunos.
Neste período, a FPL esteve à frente do processo de formação profissional e intelectual de várias gerações, que hoje estão na vanguarda social, política e econômica da região. Exemplo disso são as prefeitas de Pedro Leopoldo, Ana Paula Santos; de Matozinhos, Zélia Pezzini e Ilce Rocha, de Vespasiano.
Ilce e Ana Paula formaram-se em Direito – curso recomendado pela OAB, já que seus alunos historicamente apresentam excelente desempenho no exame da Ordem.
Para a prefeita de Pedro Leopoldo, é redundante falar da excepcional qualidade da Fundação Pedro Leopoldo. “Fiz parte da segunda turma de Direito, e, desde o início, a FPL já se destacava como referência no ensino superior. Tanto é que nossa turma alcançou 100% de aprovação no exame da OAB”, confirma Ana Paula.
“A Fundação Pedro Leopoldo não apenas prepara seus alunos para o mercado de trabalho, mas também os inspira a serem agentes de transformação em suas comunidades”, acrescenta.
Três egressos da Faculdade de Direito – os irmãos André e Isabela Assis de Carvalho Mello Vianna e Bruno Alves Sandim – são sócios no escritório AMV Advogados Associados. André considerou a experiência na escola transformadora.
“A FPL me preparou não apenas academicamente, mas também para os desafios de um mercado muito competitivo. Tive o privilégio de fazer parte de uma turma de alunos que, ao se formar em 2009, recebeu uma homenagem da Câmara Municipal de Pedro Leopoldo pela incrível taxa de 100% de aprovação no exame da ordem daquele ano”.
Outro ex-aluno da escola, o advogado de Direito Civil e Tributário Alexandre da Silva Gonçalves, destaca a diferença que a FPL, onde se formou como melhor aluno do curso, fez em sua vida.
Logo que concluiu o curso de Direito na FPL, em 2017, ele foi contratado por um dos maiores escritórios da capital, no qual ficou até 2019, vindo então a atuar em Pedro Leopoldo. Posteriormente, fez pós-graduação em Direito Tributário na PUC e atualmente atende na área de Direito Civil e Tributário também em Belo Horizonte, Contagem, Divinópolis, Ipatinga, Ouro Preto, entre outras cidades de Minas Gerais.
“Deixo minha gratidão à FPL, pelos professores e seus ensinamentos, que fizeram e fazem diferença em minha vida e carreira profissional. Muito obrigado”, agradece Alexandre.
Mas não foram apenas os alunos do curso de Direito que se destacaram na vida profissional. A FPL tem uma tradição de excelência também nos cursos de pós-graduação, como é o caso do Mestrado Profissional em Administração, que, desde o ano 2.000, teve mais de 500 dissertações defendidas. Submetido à avaliação permanente da CAPES, o curso já por três vezes obteve o status de “Recomendado”.
As especializações latu sensu também se evidenciam. A jornalista Kátia Metzker fez parte da primeira turma de Marketing da Fundação Pedro Leopoldo com quatro amigas, sendo uma publicitária e três jornalistas. “Na época, assumi no Governo Itamar Franco o cargo de Secretária Adjunta de Comunicação que exigiu, além de dedicação, muita perspicácia em razão da forte personalidade do governador. O curso foi bom, me apresentou conteúdo que pude utilizar tanto no agitado Governo Itamar Franco quanto em outros cargos que assumi ao longo da minha carreira”, afirma Kátia.
Sua colega Ofélia Bhering era Superintendente Estadual de Imprensa, quando decidiu se juntar às amigas e estudar Marketing na FPL. “O Governo tinha estabelecido uma moratória, vivia atritos com o presidente Fernando Henrique e os ruídos atrapalhavam a boa governança”, conta a jornalista.
“O curso nos deu conhecimento para aquela e muitas outras jornadas nos governos seguintes: Azeredo, Aécio e Anastasia. Posteriormente, fui para a Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), que é de classe por natureza e política por instinto de sobrevivência”, completa.
Na FPL, os principais cursos – Direito, Administração e Ciências Contábeis; de pós-graduação e o Mestrado Profissional em Administração – são oferecidos na modalidade presencial, já que a interação aluno-professor na chamada “Campus experience” é considerada, pela escola, fundamental para a formação integral. Esta opção naturalmente não exclui a modalidade EAD, pela qual são oferecidos 70 cursos junto a uma escola parceira.
Novas turmas nos cursos presenciais serão formadas a partir do vestibular que a FPL promove no mês de julho e para o qual já estão abertas inscrições.