Tradição e Inovação em Educação Corporativa, diz o slogan sugerido por uma ex-aluna – a hoje consultora empresarial Gleinda Aguiar – para o Mestrado Profissional em Administração (MPA) da FPL. “Fazer o mestrado em Pedro Leopoldo foi, sem dúvida, uma experiência transformadora, um verdadeiro divisor de águas em minha jornada de conhecimento. O curso me mostrou de forma clara o que é o verdadeiro saber, onde buscá-lo e, mais importante, como aplicá-lo de maneira prática e eficaz em minha carreira e vida”, revela a consultora.
Para os interessados em ter a mesma experiência de Gleinda, o Mestrado Profissional em Administração da FPL está com as inscrições abertas até o dia 1º de outubro. Primeiro mestrado profissional de Minas, tem selo de recomendação da CAPES desde 2002 e, em sua última avaliação, recebeu nota 4 – um dos melhores níveis do Brasil para mestrados profissionais. É bom lembrar que a FPL Educacional foi considerada umas das seis melhores faculdades de Minas – e a melhor do vetor norte de Belo Horizonte – na mais recente avaliação do MEC.
Gleinda foi um dos 1.059 estudantes que defenderam dissertações construídas nas salas de aula do Mestrado Profissional em Administração da FPL, desde que esta modalidade de pós-graduação strictu sensu começou a ser oferecida pela faculdade pedro-leopoldense no ano 2.000 – cinco anos depois da primeira iniciativa brasileira na área, desenvolvida na Fundação Getúlio Vargas de São Paulo.
Ela garante que saiu da experiência não só com um diploma, mas com uma bagagem de vivências, novos amigos e uma visão mais estratégica para enfrentar os desafios profissionais e pessoais. “Além da riqueza dos conteúdos e a excelência do corpo docente, um dos maiores diferenciais foi a troca de experiências com meus colegas de sala. Estudar ao lado de profissionais vindos de diferentes estados e áreas de atuação ampliou meu entendimento sobre o impacto do conhecimento em diferentes contextos. Essa diversidade trouxe uma visão muito mais ampla, enriquecedora e cheia de aprendizados práticos”, acrescenta a consultora.
A diferença entre o mestrado acadêmico e o profissional é que o último atende a uma demanda do mercado de associar a universidade às empresas e suas necessidades. Neste contexto, a FPL vem formando, nesses 24 anos, administradores empreendedores para atuar na gestão das organizações com capacidade analítica, competência gerencial e domínio de novas tecnologias, além de sensibilidade no trato das questões sociais, definido por princípios éticos e apreço profundo pelo conhecimento.
Com aulas presenciais, o curso é oferecido a candidatos com diploma de curso superior, bacharelado, licenciatura plena, tecnólogo superior, reconhecidos pelo MEC, em qualquer área de conhecimento. A coordenadora do curso é a professora Ester Eliane Jeunon, que destaca seu principal diferencial: ter um corpo de professores com larga experiência de mercado, especialmente em postos de comando.
“Nossos professores possuem trabalhos reconhecidos em nível nacional e internacional, o que faz do mestrado um polo de excelência no desenvolvimento dos acadêmicos, assim como, pelos trabalhos aplicados, um promotor do desenvolvimento das organizações e da sociedade como um todo”, aponta a professora. “Os pilares que sustentam sua atuação são: educação em negócios, alta performance, inovação e sustentabilidade”, acrescenta.
Cláudia Ismênia de Souza, secretária da Pós-graduação na FPL, explica que a área de concentração do MPA é Gestão e Estratégia em organizações. “São duas linhas de pesquisa, Gestão em organizações, pessoas e inovação e Gestão estratégica e mercados”, aponta. Cláudia observa que o aprendizado vai além da sala de aula e pode proporcionar oportunidades concretas, ao criar novas relações profissionais e acadêmicas. “E ainda abre portas para a docência”, destaca.
Ester Jeunon acentua que, além de proporcionar todos os direitos à atuação acadêmica em instituições de ensino, o Mestrado Profissional visa contribuir para que o profissional atue competitivamente em organizações públicas e empresas privadas. “Temos ex-alunos atuando com muito sucesso em organizações de toda a natureza: grandes, médias e pequenas empresas, academia, política e governos”, informa a professora.
Como se inscrever
O interessado deve acessar o site fpl.edu.br, onde estão o edital e a ficha de pré-inscrição. O candidato a mestrando irá passar por um processo seletivo composto pelo resultado do Teste ANPAD Nacional (com validade de 2 anos) ou o Teste Específico FPL, redação, pré-projeto (template disponibilizado na inscrição), análise do currículo Lattes e entrevista com professores do Programa.
Você poderá também cursar até 8 (oito) disciplinas isoladas antes de se tornar aluno regular, ou seja, antes de fazer o Processo Seletivo. O MPA começa no dia 19 de outubro, com 30 horas em sala de aula por disciplina. O curso tem duração de dois anos e as aulas são ministradas aos sábados, sendo uma disciplina de manhã e outra à tarde, durante três semestres. No quarto semestre o aluno fica por conta de elaborar a dissertação.