Folha de PL interrompe circulação pela primeira vez em 21 anos

Folha de PL interrompe circulação pela primeira vez em 21 anos

Criado pelo jornalista Roberto Braga em janeiro de 1999, o jornal Folha de PL tem chegado às mãos dos pedro-leopoldenses todas as sextas-feiras, com raras exceções, nestes 21 anos. Com sua cobertura ampla e variada, conquistou uma miríade de assinantes e leitores fiéis, que não abrem mão das matérias e colunas editadas pelo Beto Braga, como é conhecido. Neste fim de semana, porém, a Folha não será impressa e nem na semana que vem.

Em plena pandemia do coronavírus, o jornalista soltou uma nota nas redes sociais explicando a seus leitores, assinantes, anunciantes e parceiros a decisão de interromper a circulação do jornal por 15 dias, que se fundamenta em razões sanitárias e recomendações dos órgãos de saúde. Segundo a nota, o vírus sobrevive em papel jornal por até 24 horas e o jornal passa por várias mãos até chegar ao seu destino final: o leitor, que poderia ser colocado em risco.

Nesses tempos de quarentena, também será prejudicada a distribuição do jornal. Ele não chegará, por exemplo, ao comércio e nem aos órgãos públicos, fechados pelas medidas de isolamento, fundamentais para baixar a curva de expansão do coronavírus e preservar a capacidade do sistema de saúde de atender casos graves da epidemia.

A imprensa tem enfrentado, de modo geral, uma crise sem precedentes. Os jornais e revistas encaram redução drástica de suas receitas e aumento de custos na mesma proporção. Mesmo migrando para meios eletrônicos, a imprensa sofre. Mas, para as atuais gerações, ela nunca se mostrou tão necessária. Afinal, é em tempos de crise que a população mais precisa se informar e, consequentemente, se preparar para enfrentar as adversidades.

E é nos momentos de temor e  insegurança como o que vivemos, que nos voltamos para a importância da informação de qualidade, cuja função é conscientizar e tranquilizar, amenizando os estragos causados pelas fake news.

Leia a nota na íntegra:

ESCLARECIMENTO AOS LEITORES, ASSINANTES, ANUNCIANTES E PARCEIROS DA FOLHA DE PL

A equipe da FOLHA DE PL esclarece que, devido à pandemia da COVID-19, fomos obrigados a tomar uma decisão um tanto quanto difícil: cancelar a impressão do jornal por um período de cerca de quinze dias, em respeito, principalmente, ao nosso leitor.

Sabemos que o jornalista tem que trabalhar durante as epidemias, guerras e outras tragédias, já que faz parte da nossa profissão, assim como profissionais de outras áreas. Mas, devido às recomendações da OMS e do Ministério da Saúde e, principalmente do Setor de Epidemiologia – que mostram estudos garantindo que o vírus sobrevive num papel jornal até 24 horas -, chegamos à conclusão que estaríamos colocando nossos leitores também em risco. Até porque é preciso buscar o jornal na gráfica em BH para distribuí-lo. Este mesmo jornal terá que passar em várias mãos até chegar ao seu destino final: o leitor, que se encontra isolado em casa, como tem sido pedido, incansavelmente, pelos governos estadual e municipal.

Ou seja, a Folha de PL é um impresso, não é TV, site e tampouco rádio. O jornal é manuseado por muitas pessoas, por isso o grande risco. Lembramos que a maioria dos outros jornais do país está circulando e essa decisão é da Folha de PL, medida também tomada por outros semanários do estado, como nos informou a gráfica de “O Tempo”, onde imprimimos o nosso Jornal. Pode até ser excesso de zelo, mas preferimos pecar pelo excesso, se for o caso. E se manusear algum impresso por estes dias, não se esqueça de higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Não bastasse, a distribuição da Folha de PL vai ficar totalmente prejudicada e comprometida. Não estará cumprindo com o seu principal dever: o de INFORMAR, já que esse mesmo jornal não deve chegar às empresas, órgãos públicos, escolas municipais, estaduais e particulares, além de bares, restaurantes e comércios em geral, até porque todos eles estão fechados por decretos municipal e estadual.

Para nós, da Folha de PL, será muito difícil ter que se afastar do JORNALISMO, mas o bem maior – neste momento de crise mundial sem precedentes – é a SAÚDE dos nossos leitores. Esperamos que essa decisão seja por pouco tempo. Queremos acreditar que voltaremos muito em breve e agradecemos a compreensão de todos.

Se cuidem e considerem as recomendações da imprensa comprometida com as notícias verdadeiras e isentas, além dos Órgãos Públicos das Vigilâncias Epidemiológicas de isolamento social. Não compartilhem Fake News e procurem os canais públicos oficiais das redes sociais, em caso de alguma dúvida.

Neste momento muito difícil, pedimos a Deus que nos proteja de todos os males.

Muito obrigado,

ROBERTO BRAGA/EDITOR DA FOLHA DE PL

 

 

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

O Parque de Exposições foi palco da 30ª edição do Churrascando da Asep -Associação dos Engenheiros de Pedro Leopoldo, realizada no último sábado, 28/9. Como em todos os anos, o

LEIA MAIS
Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

O Bloco do Gão estreia neste sábado, 14 de setembro, no restaurante Estação, trazendo consigo uma proposta inovadora, que une a tradição do carnaval com uma experiência artística e sonora

LEIA MAIS