Folha de PL chega ao número 1.000 aguentando o tranco

Folha de PL chega ao número 1.000 aguentando o tranco

O jornalista Roberto Braga

“Ser jornalista é ser persistente na busca da verdade e aguentar o tranco”, disse uma vez a apresentadora Eliane Cantanhêde. Como a notícia pode ser vista por muitos lados, peço licença à aclamada profissional para observar que a verdade é um conceito dado a várias interpretações. Mas, como o jornalista trabalha com os fatos, na maioria das vezes ele está muito perto da verdade.

E é assim, catando os fatos, reunindo-os e analisando-os, procurando seus vários lados e recusando o que hoje chamamos de “narrativas”, que o Beto Braga vem soltando a sua Folha de Pedro Leopoldo há mil edições.

Com sucesso, aliás, que pode ser medido pelo número crescente de leitores. Com um detalhe: seu jornal é não apenas lido, como também respeitado e apoiado pela comunidade desde que, no dia 27 de janeiro de 1999, aniversário de 75 anos da nossa cidade, ele chegou às ruas. Ou seja, este é um marco não só das mil edições, mas também um jubileu de prata da publicação.

Jornais do interior como a Folha são um registro da história contemporânea do município onde circulam. As mil edições da Folha de PL e as outras que estão por vir serão uma importante fonte de informações para os historiadores do futuro, analisadas no contexto político, econômico e social de nossa época.

Com a seriedade e a ética que o jornalismo profissional exige, a Folha vem cumprindo sua missão: cobre os acontecimentos, apoia a cultura, a arte e os projetos sociais, abre espaço para jornalistas, articulistas, artistas gráficos e outros profissionais de comunicação.

Mas, principalmente, amplia e consolida nosso sentido de pertencimento, que nos faz parte de uma comunidade, de uma família e, no nosso caso, de uma cidade. Uma cidade para a qual queremos o melhor e oferecemos o melhor que temos.

Hoje, com a difusão irresponsável de fake news e argumentos político-pessoais, jornais como a Folha de PL adquirem ainda uma nova e importante missão: serem fontes de informação com CNPJ e editor, o que lhes dá a credibilidade necessária para orientarem corações e mentes para os fatos. Sim, os fatos. Aqueles que nos deixam o mais perto possível da verdade.

Longa vida à Folha de Pedro Leopoldo! Aguente o tranco, Beto Braga!

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

O Cine Marajá anuncia para hoje

O Cine Marajá anuncia para hoje

Nosso cinema nas décadas de 60 e 70, pelos olhos de um entusiasmado espectador

LEIA MAIS
Terra dos sonhos: espaço de carinho

Terra dos sonhos: espaço de carinho

Ana Paula Barros e Fernanda Bastos eram alunas do curso de Administração da FPL, quando o desejo de abrir uma loja de roupas infantis inspirou um bem-sucedido projeto de Marketing,

LEIA MAIS