Foi dada a largada para o Ecossistema de Cooperação e Inovação

Foi dada a largada para o Ecossistema de Cooperação e Inovação

A foto oficial de lançamento reuniu alguns dos atores do ecossistema de inovação

Entusiasmo, foco e compromisso. Com esses propósitos principais, foi lançada, no dia 17/3, a concertação para o Ecossistema de Cooperação e Inovação. O projeto reúne a FPL, o Sebrae-MG, a prefeitura municipal, empresariado e entidades da sociedade civil para implantar em Pedro Leopoldo um ambiente de soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento econômico e social da cidade.

O processo está sendo conduzido pelo consultor credenciado pelo Sebrae-MG em Ecossistemas de Cooperação e Inovação, Luiz Fernando Gelape. Em dois workshops realizados nos dias 17 e 19 da semana que passou, foram definidos os grupos e ações iniciais do plano de trabalho que será finalizado até novembro de 2025. Gelape é especialista no desenvolvimento de ambientes e ecossistemas de inovação, com centenas de projetos executados por todas as regiões do país e será um apoio fundamental para os estudos de viabilidade técnica, econômica e comercial e obtenção de recursos junto a órgãos de fomento.

Entre as ações já alinhadas entre os participantes da iniciativa, estão a realização de um workshop com empresários para levantar necessidades de inovação, a volta da Semana de Tecnologia e Inovação na FPL, a criação de um núcleo de entidades do terceiro setor e a retomada, junto ao setor público, do Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, reforçando a temática da Inovação no conceito de cidade empreendedora.

O prefeito Emiliano Braga (com Lorena Melo, do Sebrae e o diretor da FPL Eduardo Nassif) prestigiou o evento

“Não será um trabalho fácil, mas as cidades que conseguiram seguir adiante e implantar seu Ecossistema de Cooperação e Inovação, deram um expressivo salto de crescimento, gerando oportunidades e criando empregos de alto valor agregado”, explicou Nassif.

O prefeito Emiliano Braga destacou a necessidade do poder Executivo estar conectado e apoiar programas de inovação na cidade, que gerem bons empregos e permitam aos nossos jovens desenhar seu futuro profissional em Pedro Leopoldo. “Onde está o nosso tempo, estarão os nossos resultados”, afirmou Emiliano.

Um Ecossistema de Cooperação e Inovação é um ambiente que reúne diferentes atores, recursos e condições que promovem a criação, desenvolvimento e disseminação de novas ideias, produtos, serviços e processos. Ele é composto por uma rede de organizações e indivíduos que interagem de maneira colaborativa para impulsionar a inovação em uma determinada região, setor ou contexto.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

CSN SOLTA CHUVA DE POEIRA NO SÃO GERALDO

CSN SOLTA CHUVA DE POEIRA NO SÃO GERALDO

Os moradores da região do bairro São Geraldo foram surpreendidos na manhã de hoje por uma chuva de pó, descarregada pela chaminé da cimenteira CSN. A situação vem se repetindo

LEIA MAIS
Caminhada ecológica: uma experiência de cidadania

Caminhada ecológica: uma experiência de cidadania

Nesse 5 de junho de 2024, meu olhar para a questão do meio ambiente recai sob minha condição de mulher, mãe e professora. Quando penso qual é a importância de

LEIA MAIS