O V Festival de Luz será realizado em Pedro Leopoldo, de 30 de março a 2 de abril. O evento, que está cheio de atrações espetaculares, tem o objetivo de divulgar e preservar a vida e obra de Chico Xavier pelo viés cultural, sem qualquer discriminação de raça, cor, gênero e religião. A programação cultural traz como destaque o show de Lenine, além de apresentações da Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande e banda The Souldiers. Os musicais Rei Leão e Um Cisco – A Vida de Chico Xavier são outras grandes atrações do evento. A iniciativa realiza também o Circuito Gastronômico, com restaurantes da cidade, que este ano fará uma homenagem ao escritor José Issa Filho.
Segundo Jhon Harley, presidente da Fundação Cultural Chico Xavier, o evento movimentará a economia e o turismo de Pedro Leopoldo. “O Festival de Luz é importante para a cidade, pois valoriza a figura de Chico Xavier, esse brasileiro que é um cidadão do mundo. Além disso, a festa atrai visitantes para o município e acaba movimentando toda a cadeia de comércio e serviços”, comenta. “Nos últimos anos participaram em torno de 20 mil pessoas por edição. Neste ano, será um evento para, literalmente, destacar a importância da felicidade”, acrescenta Jhon, referindo-se ao tema desta edição do festival, a felicidade, cujo caminho encontramos nos exemplos de tolerância, amor, ética e generosidade dados por Chico Xavier.
Este ano, a Prefeitura Municipal é a maior parceira e patrocinadora do Festival de Luz. “A atual gestão tem trabalhado intensamente para trazer para nossa população muita cultura, lazer e entretenimento. Investimos em nossos talentos e em trazer eventos de qualidade para todos”, observa a Secretaria Municipal de Cultura, Patrícia Rafael. “O Festival de Luz já entrou para o nosso calendário de grandes eventos e é uma iniciativa que agrega muita música, teatro, conhecimento e a valorização da nossa gastronomia! A gestão tem foco em trazer muita cultura para PL e este é mais um exemplo disso”, completa.
O pedro-leopoldense Chico Xavier dedicou sua vida aos necessitados, consagrando-se como um dos mais importantes religiosos do Brasil e do Mundo. Em 1981 foi agraciado em Minas Gerais com a “Medalha da Inconfidência”. No mesmo ano, seu nome foi indicado ao “Prêmio Nobel da Paz”. Em 1995, a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo instituiu a “Medalha Chico Xavier”. Em 1999, o governo do Estado de Minas Gerais criou a “Comenda da Paz Chico Xavier”. Em 2000, através da Rede Globo Minas e da Telemar, foi eleito o “Mineiro do Século”. E em 2012, através do SBT em parceria com a BBC de Londres, recebeu o título de “O Maior Brasileiro de Todos os Tempos”, ambos por votação popular. Em 2021, o seu nome foi incluído no “Livro dos heróis e heroínas do Brasil”, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
Programação
18 de março – sábado
A partir das 19h: Lançamento do Circuito Gastronômico José Issa Filho
Local: Hotel Tupyguá
30 de março – quinta-feira
A partir das 19h30: entrega da Comenda Chico Xavier em parceria com a Câmara Municipal de Pedro Leopoldo
Local: Praça da Estação
31 de março – sexta
A partir das 18h: Circuito Gastronômico
A partir das 20h: Musical – Um Cisco: A vida de Chico Xavier
Local: Praça da Estação
01 de abril – sábado
A partir das 10h: Teatro Musical Os Saltimbancos
Local: Associação Cantinho de Luz (Rua Pergentino Souza Santos 187 – Bairro Theotônio Batista de Freitas)
A partir das 15h: Circuito Gastronômico
A partir das 18h: Musical – Rei Leão
A partir das 21h: Lenine – Show da turnê Rizoma com o seu filho Bruno Giorgi
Local: Praça da Estação
02 de abril– domingo
A partir das 11h: Piquenique Literário e Circuito Gastronômico
A partir das 12h: Orquestra Sinfônica Cachoeira Grande
A partir das 15h: Banda The Souldiers Elvis Tribute
Local: Praça da Estação
Realização: Fundação Cultural Chico Xavier e Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo