Festa dos 100 anos do Boi da Manta fez história na Praça da Estação

Festa dos 100 anos do Boi da Manta fez história na Praça da Estação

As comemorações do centenário do Boi da Manta, completado em 2019, tiveram seu grand finale com a grande festa deste fim de semana na Praça da Estação. Nos dias 14, 15, 16 e 17/11, a Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro Leopoldo realizou a “1ª Mostra Cultural do Boi da Manta”, marcando os 100 anos da festa mais tradicional da cidade.

Entre outras atrações, a população pode conferir a mostra “Centenário do Boi da Manta de Pedro Leopoldo”, aberta à visitação durante todos os dias e que resgatou os principais momentos da festa. A programação musical foi variada. No primeiro dia, a banda pedroleopoldense “Altastral” subiu ao palco para agitar o público, seguida pela “Bandinha do Boi”, que encerrou o primeiro dia de folia. Na sexta-feira, dia 15, feriado em comemoração à proclamação da República do Brasil, a festa teve início mais cedo, às 14h. Durante toda à tarde, os foliões participaram das “oficinas de boizinhos e adereços”. O dia foi fechado com a apresentação da “Banda Raffa Nascimento”, às 21h e com a “Bandinha do Boi” às 23h.

Muito aguardado, o “Desfile do Boi da Manta” pelo Centro de Pedro Leopoldo aconteceu no sábado, dia 16. Mesmo com muita chuva, a concentração teve início às 18h, na praça Dr. Senra e o cortejo tomou as ruas da cidade, seguindo pelas ruas Comendador Antônio Alves e Dr. Herbster e encerrando na Praça da Estação. O pré-carnaval continuou com a apresentação da banda pedroleopoldense “1 dos 3” às 21h, e novamente a “Bandinha do Boi” às 23h.

Por último, mas não menos importante, no domingo, dia 17, a “1ª Mostra Cultural do Boi da Manta”, promovida pela Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro Leopoldo se uniu com a “Feira Municipal de Arte, Artesanato e Comidas Típicas de Pedro Leopoldo”, que é realizada quinzenalmente na Praça da Estação da cidade. O dia foi aberto às 10h, com o lançamento do “Bloco do Boi” às 11h, grupo este que irá desfilar no Carnaval de Pedro Leopoldo em 2020.

“Nosso desejo é comemorar o aniversário de 100 anos do Boi da Manta com todos de Pedro Leopoldo e região. Fizemos entre janeiro e março deste ano um desfile mais festejado, com boi e bonecos reformados, entre outras novidades. Estamos muito felizes com esta nova conquista. Nosso objetivo como associação é fomentar, promover e resgatar vários eventos culturais. Queremos ser mais um ponto de desenvolvimento cultural na região e com esse evento desejamos mostrar que o Boi da Manta é a maior e mais tradicional festa da cidade”, explicam Marcelo Túlio (Deô) e Márcio Rogério, presidente e produtor cultural, respectivamente, da Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro Leopoldo, realizadora da “1ª Mostra Cultural do Boi da Manta”.

Com patrocínio da InterCement Brasil, a iniciativa foi viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais. O evento teve ainda o apoio da Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo e a realização da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Associação Cultural do Boi da Manta de Pedro Leopoldo.

Boi da Manta

O Boi da Manta, pré-carnaval de Pedro Leopoldo, completou 100 anos em 2019. Os primeiros registros da folia são do ano de 1919, antes mesmo da emancipação política do município, que só foi acontecer em 1924. Era uma pequena festa promovida para os funcionários da “Fábrica de Tecidos”, única fábrica da cidade no período.

Com o crescimento de Pedro Leopoldo, o pré-carnaval deixou o terreno da fábrica e começou a desfilar pela rua Comendador Antônio Alves, principal via da cidade, que corta todo o centro. A figura central da festa são os “bois”, feitos com uma armação de ferro coberta de chita, com a própria cabeça do animal. A alegoria sai à frente do bloco, “correndo atrás” das pessoas que estão na rua, fazendo a alegria dos foliões.

Bianca Alves

Criadora e editora do projeto AQUI PL, é formada em Comunicação Social pela UFMG e trabalhou em publicações como os jornais O Tempo, Pampulha, O Globo; revistas Isto é, Fato Relevante, Sebrae, Mercado Comum e site Os Novos Inconfidentes

ARTIGOS RELACIONADOS

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

30º Churrascando da ASEP destaca Maria Beatriz e Rodrigo Dutra

O Parque de Exposições foi palco da 30ª edição do Churrascando da Asep -Associação dos Engenheiros de Pedro Leopoldo, realizada no último sábado, 28/9. Como em todos os anos, o

LEIA MAIS
Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

Bloco do Gão: uma Nova Era para o Carnaval de PL

O Bloco do Gão estreia neste sábado, 14 de setembro, no restaurante Estação, trazendo consigo uma proposta inovadora, que une a tradição do carnaval com uma experiência artística e sonora

LEIA MAIS