Exposição “O Grito” valoriza trabalho de alunos artistas do Imaculada

Exposição “O Grito” valoriza trabalho de alunos artistas do Imaculada

 

A Escola Estadual Imaculada Conceição recebeu, no período de 5 a 14 de agosto, a exposição “O Grito”, inspirada na obra do artista Edward Munch, autor do famoso quadro com o mesmo nome. Planejada pelo professor de Arte e Cinema Carluty Ferreira, a mostra teve o objetivo de valorizar o trabalho de alunos artistas, apresentando seus trabalhos em uma galeria de arte, instalada em espaço aberto da escola.
O professor Carluty, que foi aprovado em julho passado na prova de qualificação para Mestre em Artes Cênicas pela UFop, teve o auxílio da fotógrafa e artista plástica Loiva Reis e da professora de Língua Portuguesa, Eliane Matilde na iniciativa. Ele destaca que a ação interdisciplinar contou com a colaboração de todos os trabalhadores da escola, do zelador à direção e teve ainda a contribuição especial de familiares e amigos da comunidade escolar.
A exposição contemplou um recorte de trabalhos de alunos do Ensino Médio no primeiro semestre de 2024, que abraçaram a ideia de produzir artes visuais, artesanato e instalações. A partir da orientação do professor, ela se transformou em desenhos de observação, criação e criatividade, cerâmica, pintura, caricatura, objetos artesanais, instalação, literatura em poesia e contos.
“Apresentar os trabalhos dos alunos em uma galeria de arte, além de valorizá-los, os incentiva a ir além da formação juvenil. Esse espaço da Educação é o que nos encoraja a ser também mulheres e homens distintos como professores”, ressalta Carluty.
Ele conta que, em uma visita com a turma na hora das aulas, um aluno, ao ver seu trabalho na galeria, falou: – Professor, obrigado por me valorizar e também o meu trabalho nesta galeria de arte! Da mesma maneira, outros alunos também manifestaram seu encantamento por essa iniciativa.
“Para nós, professores, o projeto impulsionou nosso desejo de trabalhar de forma interdisciplinar, em contato constante com as artes. Vale ressaltar com isso que a diretora Márcia Basílio e suas vices foram geniais, mulheres guerreiras como nós, das artes, que nos permitiram fazer esse empreendimento. Acredito que essa foi uma exposição marcante na vida dos docentes, discentes e todos os profissionais da Escola Imaculada Conceição”, finalizou Carluty.

Eliane Matilde

Eliane Matilde é mulher, mãe e professora mas, fundamentalmente, uma pedro-leopoldense que luta por sua cidade

ARTIGOS RELACIONADOS

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

OS DIFERENCIAIS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

No dia 17 de agosto de 2024, foi realizado o ENCONTRO DE EGRESSOS DO CURSO DE DIREITO DA FPL

LEIA MAIS
Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

Livro de poemas Vida Breve é lançado em Pedro Leopoldo

No último dia 12 de novembro, foi lançado no Hotel Tupyguá o livro de poemas Vida Breve, do advogado, filósofo e professor Aloisio Vilaça Constantino, coordenador do Curso de Direito

LEIA MAIS